Gastronomia italiana passa a ser Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul

Gastronomia italiana passa a ser Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior, sancionou a Lei  Ordinária nº 15.898 de 1º de dezembro de 2022, que reconhece os saberes tradicionais, o acervo de receitas e as práticas alimentares da gastronomia italiana dos imigrantes como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.

Ao tomar conhecimento da lei, Paulo Geremia, fundador do grupo Di Paolo, restaurante de culinária típica da imigração italiana na Serra Gaúcha,  não escondeu o orgulho de ter ajudado a difundir e consolidar a cozinha da Itália no estado. “Somos referência nacional desta culinária que há mais de 28 anos conquista brasileiros e turistas”, afirma.

“Tudo começou com a abertura do primeiro restaurante em Garibaldi, na Serra Gaúcha, em 1994”, conta Paulo. O carro-chefe dos restaurantes é o “galeto al primo canto”.  A iguaria, assada na brasa de carvão, fica crocante por fora e suculenta por dentro e já acumula prêmios e reconhecimentos nacionais. A sequência  ainda traz saladas, entradas, massas e molhos que são servidas em porções para proporcionar a prova de mais variações e sabores.

Paulo Geremia conta que a filosofia do Di Paolo é o ‘comfort food,  que acolhe e conforta, típico da culinária dos imigrantes italianos no sul do país. “O cardápio  estimula as memórias boas, preza pelos ingredientes saudáveis e apresenta pratos simples e gostosos, assim como os sabores de infância, degustados com prazer e bons sentimentos”.

Ele acrescenta que “a gastronomia do Di Paolo desperta boas sensações, lembranças e afetos por meio dos sabores, o que é marca registrada da autêntica culinária da Serra Gaúcha”.

Atualmente o Di Paolo possui unidades em: Porto Alegre-RS, Gramado-RS, Bento Gonçalves-RS, Novo Hamburgo-RS, Caxias do Sul-RS, Garibaldi-RS, Recanto Maestro-RS, Itapema-SC, Curitiba-PR, São Paulo-SP e São José dos Campos-SP.

Foto destaque por: Divulgação

(Visited 18 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com