São Gonçalo do Amarante atrai visitantes com turismo religioso e cultural no RN

São Gonçalo do Amarante se encontra no Rio Grande do Norte como uma importante porta de entrada para o turismo religioso e cultural no estado. Este destino recebe os voos domésticos e os voos internacionais, fornecendo desta forma várias oportunidades para atrair turistas que estejam desembarcando, ou aqueles que irão realizar o seu embarque de retorno.

O destino se prepara para se tornar Polo do Turismo Religioso e Cultural do Rio Grande do Norte. Em São Gonçalo do Amarante está o Monumento erguido no ano de 2002, em honra aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil.

A população estimada do município é de 104 919 habitantes, de acordo com a última estimativa do IBGE (2021).

O Monumento dos Mártires é uma das principais atrações turísticas da cidade, onde recebe por volta de um pouco mais de 30 mil peregrinos por ano, incluindo as festividades dos Santos Mártires no mês de outubro.

O destino encontra-se em um ponto estratégico em uma forma geográfica, ficando em uma distância de 22km de Natal e das principais praias da capital Potiguar.

Outro ponto importante é que a cidade abriga o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, principal aeroporto do Estado, onde recebeu apenas neste mês de Agosto um total de 1.466 voos domésticos, mais 73 internacionais totalizando 1539 voos. Recebeu 198.375 passageiros em voo doméstico, e 5.873 passageiros em voo internacional, totalizando 204.248 passageiros, conforme informações estatísticas no site do Aeroporto de Natal. (https://www.natal.aero/br/o-aeroporto/dados-operacionais/estatisticas/?a=2022&m=8)

Com isto, o destino está elaborando um roteiro específico para a divulgação junto aos receptivos e agência emissivas, como também será realizada uma abordagem junto aos turistas no aeroporto, no momento do embarque e desembarque

Será uma oportunidade para as agências emissivas e receptivas, colocarem em suas rotas este destino que tem uma grande importância para o turismo religioso e cultural no Brasil. São Gonçalo do Amarante, foi o local escolhido pela Igreja Católica e o Papa São João Paulo II, para comemorar a memória dos Protomártires do Brasil – Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

No último dia 03 de outubro, feriado no Estado devido aos Santos Mártires, a cidade recebeu milhares de fiéis. Atualmente a peregrinação vem sendo mais do próprio Estado do Rio Grande do Norte, e da Região Nordeste.

Com a ação de divulgação do destino que será realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, esperasse até 2023 triplicar os números de visita anual.

Apenas este ano o destino já recebeu jornalistas da Revista Qual Viagem e Turismo S.A, visita de duas Operadoras de Turismo, a Trielotur e Patagônia Experience.

Gastronomia, Cultura e Religiosidade:

Na culinária de São Gonçalo do Amarante são pratos típicos tradicionais como o camarão, a galinha caipira, carne de sol na nata, carneiro torrado, buchada, a tapioca recheada e vários outros crustáceos. Na zona rural do município, estão localizadas as comunidades-referência na gastronomia da Região Metropolitana de Natal: a comunidade de Uruaçu e Pajuçara, que são pouco populosas, mas dispõe de vários estabelecimentos onde o camarão com pirão é o prato típico mais consumido.

O carro forte de São Gonçalo do Amarante é o Camarão, se destacam dois Polos Gastronômicos o de Pajuçara e Uruaçu.

O local dispõe de bares e restaurantes onde o camarão é a iguaria mais requisitada. Visitando a comunidade de Pajuçara você vai se deliciar com o autêntico camarão ao alho e óleo (com casca ou sem casca), filé de camarão regado ao caldo de coco, camarão gratinado, carne de siri, galinha caipira, peixe, tapiocas recheadas, carne de sol na nata, a carne de carneiro, caldo de ostra e sururu e ainda aquele que é a sensação, sendo o prato mais pedido, o pirão de camarão.

Os pratos são servidos em porções para petiscos com acompanhamento de tapioca ou macaxeira e a refeição com acompanhamento de feijão verde, arroz branco, macaxeira, farofa e salada de vinagrete, variando de acordo com o cardápio.

Espaço São – Café Colonial

Considerado berço da cultura popular do Rio Grande do Norte, a cidade de São Gonçalo do Amarante/RN possui um espaço colaborativo para valorização dos artistas e da história da cidade. A loja, café colonial e espaço colaborativo ‘São’, que faz referência ao nome da cidade e ao seu patrono, São Benedito, nasceu através de parceria entre a Prefeitura Municipal, Sebrae e Paróquia de São Gonçalo.

A instalação do espaço em um prédio tricentenário tombado pelo IPHAN, a Igreja Matriz de São Gonçalo, é seu grande diferencial, e fez da cidade a primeira do Brasil a oferecer este tipo de atividade em um dos principais monumentos históricos do município. A loja preserva os elementos já existentes, sem prejudicar sua arquitetura. O local foi tombado em 1963. A loja foi inaugurada no dia 15 de janeiro de 2020.

O ‘São’ conta com peças de artesanato produzidas por 32 artesãos são-gonçalenses. Além disso, o espaço pretende resgatar e preservar todo o legado histórico e cultural da cidade. Gastronomia e exposição de obras exclusivas também integram o projeto.

A inauguração da loja é uma das ações do projeto “Lugares de Charme”, em desenvolvimento no município desde 2019, em parceria com Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Neto Pires/SECOM SGA

(Visited 28 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!