Dicas de segurança para preparar o carro antes de viajar com pet

Dicas de segurança para preparar o carro antes de viajar com pet

Nos próximos meses, os brasileiros terão boas oportunidades de viajar durante os feriados e também nas férias de dezembro, que já estão batendo à porta. E os pets não podem ficar para trás! Cada vez mais, os viajantes estão buscando alternativas de destinos e hospedagens que incluam seus animais de estimação para que os mesmos, que já são integrantes honorários da família, possam curtir o roteiro em conjunto.

Porém, o transporte dos pets é um assunto que deve ser bastante avaliado antes mesmo da escolha do destino. As viagens curtas, feitas de carro, são uma tendência e facilitam em diversos aspectos a locomoção dos bichos, porém, ainda assim, exigem cuidados para garantir o bem-estar e o total aproveitamento da família inteira.

Confira a seguir algumas dicas de segurança elencadas pela VaiComPet, plataforma que oferece serviços de viagem, lazer e experiências para os animais de estimação e humanos viajantes: 

Escolha a forma adequada de transporte

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, é proibido transportar animais nos bancos dianteiros, soltos dentro do carro ou mesmo no colo do passageiro. A forma ideal de traslado é em uma caixa de transporte – atentando-se para a adequação de tamanho de cada porte – ou gaiola, que deve ser alocada no banco de trás ou no porta-malas.

Além disso, é importante lembrar que cada espécie exige um tipo de cuidado na escolha do local de transporte. Por exemplo, os cães podem utilizar cintos e coleiras, que ficam presos ao cinto de segurança do carro, enquanto os gatos devem ser transportados apenas em caixas, pois se assustam com facilidade.

Atente-se, também, a não deixar os animais com a cabeça para fora durante o trajeto. Além de ser proibido, é perigoso em casos de freadas bruscas ou outras intercorrências de trânsito.

Faça paradas regulares

É essencial programar paradas no caminho para que o seu bichinho possa se hidratar e fazer suas necessidades fisiológicas. Em viagens longas, o recomendado é que se faça uma pausa a cada uma hora, sempre carregando o animal na guia. Em algumas rodovias há, inclusive, pontos de parada que são pet friendly, deixando os bichinhos circularem com seus donos.

Na parada, é importante caminhar um pouco com eles, além de oferecer água. A alimentação, porém, não é recomendada pois pode causar algum tipo de mal-estar no retorno ao carro. Vale avaliar as necessidades de acordo com o tempo de estrada restante!

Cuide da alimentação

A alimentação do pet que vai viajar, inclusive, merece um capítulo à parte. Os animais podem sentir enjoos com o movimento do carro, portanto, o recomendado é que não seja alimentado logo antes da saída. Alguns especialistas indicam que, entre os cães, esse intervalo entre a alimentação e a viagem deve chegar até a quatro horas, enquanto entre os gatos, o período é de duas horas de jejum. 

É importante lembrar ainda que, após a chegada ao destino, o pet ainda passa por um processo de adaptação do transporte, portanto vale a pena esperar algum tempo antes de dar a ração.

Não se esqueça da documentação!

As exigências para quem vai viajar de carro com o pet não são tão rígidas quanto as de ônibus ou avião. Porém, é sempre bom carregar consigo a carteira de vacinas dentro do prazo de validade e um atestado de um médico veterinário, credenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Esses documentos podem ser exigidos, inclusive, em alguns meios de hospedagem pet friendly

Segundo a fundadora e diretora da VaiComPet, Noelia Gigli, “cuidar da saúde do pet, desde uma alimentação saudável, até exames veterinários em dia, mantendo uma carteira de vacinação atualizada, garantirá um tráfego nas estradas e uma hospedagem tranquilos e seguros, principalmente aos pets, que não passarão por qualquer tipo de estresse”.

Faça um check-up com o veterinário

Além de providenciar os documentos necessários, uma ida ao veterinário vai garantir que o pet esteja em condições saudáveis para a viagem e com as vacinas em dia. Da mesma forma, a consulta pré-viagem pode garantir a prescrição de alguma medicação para evitar enjoos ou ansiedade fora do comum. 

Sobre a VaiComPet

A VaiComPet é uma plataforma que oferece serviços de viagem, lazer e experiências verdadeiramente pensadas para atender ao pet, priorizando praticidade e segurança tanto dos humanos, quanto dos animais de estimação. 

Oferece produtos como compra de passagens para humanos e animais, reservas de pacotes para famílias nos melhores hotéis pet friendly, de acordo o perfil das famílias, além do embarque animal, nacional e internacional, com toda a assessoria veterinária e documental necessárias.

E, além disso, criou o BestPlaceForPets, o único selo certificador, parceiro da ABNT, que é indicado para empreendimentos hoteleiros, bares, cafés e restaurantes, shoppings, estabelecimentos comerciais, transporte pet, táxi, aplicativos e autônomos de mobilidade, clínicas veterinárias, day care, pet shops, cias aéreas, aeroportos e lojas de departamento especializadas.

Mais informações: vcp.pet/ e bpfp.pet

Imagem: freepix

(Visited 12 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com