Passeios e turismo religioso atraem visitantes para Natal

Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Com muitas atrações, a cidade é perfeita para quem quer descansar em frente ao mar. Ponta Negra é o lugar preferido dos turistas, mas a viagem não deve se resumir apenas a essa praia. Quem vai a Natal não pode ficar preso à cidade — o litoral sul e o norte têm muito a oferecer e os passeios são parte do roteiro de quem quer desfrutar dos melhores lugares.

Em Ponta Negra, o Morro do Careca é protegido, então não é possível acessá-lo. Mas, através de um passeio de barco, você pode admirar não só ele como a Praia das Tartarugas, uma praia pouquíssimo explorada da cidade. O Parque das Dunas, segunda maior reserva florestal do país, é outro passeio incrível e até pouco explorado por grande parte dos turistas. Nesse parque é possível fazer pequenas trilhas pelo meio da mata, observar diferentes espécies de plantas e admirar belas dunas em frente ao mar.

As praias de Areia Preta, do Meio,  dos Artistas e do Forte atualmente são mais frequentadas pelo público local, mas podem render um bom passeio para conhecer a região. A Praia do Forte, principalmente, protegida por arrecifes de corais, forma piscinas naturais na maré baixa e é uma boa pedida para um banho de mar tranquilo. A praia tem esse nome porque junto à ela fica a Fortaleza dos Reis Magos, construção histórica que servia para proteger a cidade e se tornou uma das principais atrações turísticas de Natal (o local é aberto à visitação de terça-feira a domingo das 08hs às 16hs). A partir da Praia do Forte, você também poderá observar a Ponte Newton Navarro, que liga os dois lados do Rio Potengi.  Aliás, uma dica incrível é fazer o passeio de barco que rasga o Rio Potengi, e que termina com um pôr do sol incrível, além, é claro, do show dos golfinhos que acompanham a embarcação.

Se você visita Natal, deve reservar pelo menos um dia para fazer um passeio. As possibilidades de atividades são variadas, mas entre os principais passeios em Natal estão o passeio de buggy pelo litoral norte, que passa pelas Dunas de Genipabu. Outro lugar lindo que pode ser conhecido em um passeio ou por conta própria é o trajeto pelo litoral sul, em que se visita o Maior Cajueiro do Mundo, na praia de Pirangi em Parnamirim, a praia de Camupirim e, por fim, a praia de Barra de Cunhaú, onde é possível realizar um passeio de chalana com a Naturezatur, que oferece praia exclusiva para banho e uma aula de preservação do enorme manguezal. Se puder, estenda sua viagem e fique alguns dias em Pipa ou Tibau do Sul. O lugar é lindo demais para ser conhecido só de passagem!

Passeios de Buggy com critério e segurança

Foto por: Hertz Medeiros

O Buggy Turismo no RN é o produto turístico que transformou Natal numa cidade eminentemente turística. O que começou numa brincadeira de veranistas na praia de Genipabu, há 40 anos, se tornou a maior atividade organizada do RN, com uma Lei Estadual 8.817/2006. E está na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que disciplinará a profissão à nível federal.

Atualmente são 728 permissões estaduais e a representação de dezenas de associações, cooperativas e um sindicato, que tem na presidência Hertz Medeiros.

Como visão estratégica, está a expansão da atividade além das “emoções” nas dunas, inserindo-se no contexto histórico e cultural do RN com o buggy sendo parte integrante das visitas turísticas aos sítios históricos e culturais do Estado.

Compras em Natal

Quem gosta de fazer algumas compras ao viajar encontrará algumas oportunidades em Natal. Os principais shoppings da cidade são o Midway e o Natal Shopping e neles você encontrará grandes lojas de marcas nacionais e até internacionais. Mas shoppings são mais ou menos parecidos em qualquer cidade brasileira, não é mesmo? Então reserve um tempo para se dedicar ao comércio local, com produtos regionais!

Já que você visitará Natal, vale a pena visitar os mercados artesanais, onde poderá encontrar redes de descanso, tecidos rendados e bordados, lembranças de viagem para presentear amigos, artigos de decoração, produtos feito em palha, além de castanhas, pimentas, rapadura e várias outras coisas gostosas para comer! Para encontrar produtos regionais, os dois lugares que recomendamos visitar são a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, onde costuma haver apresentações de forró durante a noite, e o Shopping do Artesanato Potiguar. Em ambos os locais a variedade de produtos é grande e o preço competitivo.

Noite em Natal

Para quem quer fazer um programa leve durante a noite, sair para jantar pode ser suficiente, por isso leia as nossas dicas de Onde Comer em Natal! Restaurantes como o Camarões ou NAU Frutos do Mar são uma excelente pedida para uma refeição caprichada!

Na antiga prisão, onde hoje é um centro de artesanato, ocorre o Forró com Turista. O evento acontece todas as quintas-feiras no Centro de Turismo de Natal e é a melhor opção para quem quer conhecer o popular ritmo nordestino. Embalados pelos trios de forró, muitos têm a oportunidade de aprender a dançar. O evento começa às 20hs e termina à 1h da manhã.

O Centro de Turismo de Natal também pode ser visitado pela manhã, onde em dezenas de lojas o turista pode comprar com facilidade vários artigos de artesanato, pintura, couro, roupas e até semijoias. Quem desejar pode experimentar o Marenosso restaurante, que, além de oferecer um magnífico visual das praias urbanas da cidade, do Rio Potengi, da Fortaleza dos Magos e da linda e bem estruturada ponte Newton Navarro, oferece um cardápio da culinária regional e contemporânea. Algumas delícias podem ser provadas ali, como bolinho de macaxeira recheado com carne de sol e queijo de coalho ou camarão. Outros destaques são as deliciosas tapiocas.

Caminho dos Santos Mártires tem monumentos e história também em Natal

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Quem visita Natal também pode participar de alguns roteiros especiais em relação ao turismo religioso. Vale a pena visitar a antiga catedral metropolitana da cidade que tem o Padre Bianor Júnior, que pode nos mostrar o ostensório que foi escondido nas paredes da igreja pelo padre Ambrósio Francisco Ferro, com receio dos holandeses destruírem toda a Igreja. A catedral, datada de 1599, que teve Ambrósio Francisco Ferro como seu segundo pároco, um dos mártires, tem sua construção totalmente preservada e é um dos símbolos mais concretos da trajetória do cristianismo no estado. Outra atração que vale ser visitada é o Santuário dos Santos Mártires, uma igreja com capacidade para receber mais de 2.800 fiéis e que encontra-se construída onde era o antigo campo do América FC, um bairro periférico que reúne diariamente fieis que buscam ali um momento de oração e reflexão.

Padre Bianor Júnior – Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Outro destaque é para a nova catedral metropolitana de Natal, que tem no comando o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Sua capacidade de visão periférica da sociedade nos mostra que temos de fazer o bem e, em suas homilias, o destaque fica por conta de sua visão social e da postura da igreja em relação aos momentos difíceis por que passa a sociedade. Outra atração é visitar o Forte dos Reis Magos, para onde parte dos mártires fugiu e usou a importante edificação para se defender do ataque dos soldados holandeses.

Uma das melhores opções de hospedagem para visitar Natal é o Hotel da Rede Bello Mare, que esta localizado na Praia de Ponta Negra, na Avenida Engenheiro Roberto Freire.

MARENOSSO

@marenosso

Telefone: (84) 3211-6218

Caminho dos SANTOS MÁRTIRES

@caminhodosmartires

E-mail: contato@caminhosantosmartires.com.br

PASSEIO DE BUGYY

Telefone: (84) 99952-7133 (Hertz)

HOTEL Bello Mare

@bellomarehotel

Reservas: (84) 4006-4202

Foto destaque por: Cláudio Lacerda Oliva

(Visited 74 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!