Circuito Litoral Norte lança Observatório Regional do Turismo

Circuito Litoral Norte lança Observatório Regional do Turismo

O Consórcio Turístico Intermunicipal do Circuito Litoral Norte de São Paulo está realizando o pré-lançamento do Observatório Regional de Turismo em seu website.

O levantamento é fruto de acordo de cooperação mútua com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), visando monitorar a atividade turística nas cinco cidades integrantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) por meio da coleta e interpretação de dados do setor, além de colaborar para o desenvolvimento do turismo regional.

Com essa importante parceria, o consórcio turístico sai na frente como a primeira Região Turística do estado a fazer essa integração e pretende garantir o alinhamento de dados estratégicos para a tomada de decisão do trade e do poder público da região.

As estatísticas das cinco cidades incluem dados como taxa de ocupação mensal, previsão semanal, valores de diária média, fluxo de visitas em atrativos, movimento de bares e restaurantes, além de avaliação de turistas nas redes sociais e dados do setor público.

Alguns dados ainda não estão disponíveis nesse pré-lançamento, mas já estão previstos para serem divulgados nos próximos meses.

Entre os números mais atualizados, destacam-se, por exemplo, as taxas de ocupação de janeiro e fevereiro de 2022, de 68% e 60%, respectivamente, superando todos os meses do segundo semestre de 2021.

“Essa é mais uma etapa da parceria entre a Setur-SP e o Circuito Litoral Norte, iniciada em 2019. Vimos com ações de estruturação,  como a proposta das Rotas Cênicas e a entrega da Rota Gastronômica, de promoção,  com a participação em feiras nacionais e internacionais e a criação da marca para a região, e agora chegamos aos indicadores, que mostrarão a importância do Turismo e a evolução do trabalho, ajudando na elaboração de proposta para o desenvolvimento local”, diz o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz.

Os municípios, após capacitação e treinamento, são responsáveis pela coleta das informações, o consórcio coordena o fluxo e quantidade de informações e o CIET é responsável pela avaliação, consolidação e publicação dos dados. Um trabalho integrado e coordenado para trazer atualizações relevantes sobre a operação turística regional.

“O trabalho potencializa a abrangência do CIET na região do ponto de vista de coleta de dados pois conta com a articulação local do Circuito Litoral Norte. Será possível aumentar a amostra tanto para cada um dos municípios quanto para as atividades contempladas nos indicadores”, lembra o consultor da InvestSP/Setur-SP, Fabio Montanheiro. “É um modelo replicável em diversas regiões do Estado, permitindo um aprofundamento dos dados e, assim, mais segurança na elaboração das políticas públicas do setor”.

Atuando como intermediador e facilitador junto aos órgãos do setor e mercado especializado da região na realização de pesquisas, estudos e levantamento da Setur-SP, o Circuito Litoral Norte segue priorizando a consolidação do turismo regional, já que as informações das cinco cidades podem influenciar para a formação de produtos turísticos mais completos e integrados, assim como deve fortalecer a posição estratégica do turismo como vetor econômico do Litoral Norte de São Paulo.

“Com o Observatório Regional, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens, o Litoral Norte ganha uma importante e inédita ferramenta, que possibilitará o monitoramento de dados e o planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo na região”, completa o presidente do consórcio, Caio Matheus.

Os dados do Observatório Regional são atualizados mensalmente. Conforme o maior número de questionários for sendo respondido pelo trade, as informações vão ganhando maior precisão e diminuindo a margem de erro. Para isso, o consórcio vem fazendo um trabalho de sensibilização do trade das cinco cidades, uma vez que todos os dados estão sobre acordo de sigilo e usados apenas como estatística.

Os dados podem ser acompanhados no website do consórcio, na seção Observatório, ou acessados diretamente em: https://bityli.com/GBptO

Imagem por: Lailson Santos/Sectur Ilhabela

(Visited 98 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!