Consórcio turístico reúne secretários e conselhos de turismo do Litoral Norte em evento virtual

Nesta quarta-feira (17), o Circuito Litoral Norte realizou o primeiro encontro entre secretários e conselhos municipais de Turismo das cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Parte da estratégia de integração regional do Circuito Litoral Norte, a ação contou ainda com a participação da equipe da Setur-SP, ABIH, Convention Bureaus e Associações Comerciais municipais.

Na reunião comandada pelo secretário Executivo do consórcio, Gustavo Monteiro, além da apresentação do plano de trabalho do Circuito Litoral Norte para 2021, que inclui as metas e ações infraestrutura turística, feiras e lançamento da nova marca regional, marketing digital, assessoria de imprensa e capacitações e treinamentos, encontros municipais, ações com companhias áreas, press trips e famtours, workshops para créditos de turismo e projeto Rotas Cênicas e Roteiros Turísticos – sempre pensando somar do ponto de vista regional para alcançar novos emissores -, foram abordadas pautas como: a criação de ícones em comum para a região ser divulgada e conhecida como um todo, regionalização dos roteiros e seus desafios logísticos e a unificação do discurso do Litoral Norte em relação ao enfrentamento da COVID-19.

“Comprometido com sua função, o Circuito Litoral Norte proporcionou o primeiro encontro entre COMTURs e Secretarias de Turismo com o objetivo de integrar e debater soluções para o desenvolvimento do turismo regional. Apresentamos o Plano de trabalho do Consórcio, com análise de cenário, previsão de retomada, definição de metas claras e ações técnicas para alcançar essas metas. As novas políticas de regionalização do turismo se tornam essenciais nesse momento de retomada e é importante termos um plano regional claro e gerando resultados diretos compartilhado com todos os players regionais. Esse profissionalismo é a essência do consórcio e com essas lideranças regionais técnicas e focadas em resultados que compõem hoje os quadros de secretários e comturs estaremos mais fortes e integrados nessa retomada regional”, diz Monteiro.

Primeiro consórcio intermunicipal do Estado a fazer parceria com CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo) da SETUR-SP para disponibilizar dados de Observatório de Turismo regionais, o Circuito Litoral Norte apresentou ainda as estimativas de retomada pós-pandemia. Entre os números, destacam-se as previsões de aumento de 44,9% do fluxo de turistas em 2021, em relação à 2020, e do fluxo doméstico na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que deve alcançar 4,4 milhões de turistas.

A Secretaria de Turismo do Estado, que acompanhou o encontro com sua equipe, tem se mostrado essencial nesse apoio regional e participa de todas as ações estratégicas, estruturais, de capacitação e de desenvolvimento, dando o apoio que o consórcio precisa para preparação regional do turismo nesse momento. Isso é necessário para que, no momento certo de abertura, a região possa voltar a investir forte na promoção, recebendo esse turista com uma melhor experiência regional.

O Litoral Norte será a principal região de retomada do Turismo Regional nos principais polos emissores de turistas do Brasil e estará mais forte e preparado para isso.

De acordo com dados do Governo do Estado, o Circuito Litoral Norte tem ações focadas em polos emissores de pequena distância em primeiro momento como São Paulo Capital e interior, como Campinas e Ribeirão Preto, depois esse foco abrange Goiânia, Belo Horizonte e Sul de Minas e Mato Grosso, fortes mercados que buscam sol, praia e natureza. Em terceiro momento, a atuação foca os maiores emissores da América Latina como Argentina, Chile e Uruguai. Depois, com o avanço de aberturas e vacinação, as ações passam a se voltar também para os principais mercados internacionais como Estados Unidos e Alemanha.

“A criação do Consórcio Circuito Litoral Norte é uma demanda do trade do Turismo e do poder público já há muitos anos. Já tiveram algumas tentativas e em 2019 finalmente se concretizou! Agora, o maior desafio é fazer todos os players do turismo interagirem, jogarem juntos pela mesma causa, fortalecendo o todo e, como resultado, cada negócio, cada município ter um turismo de qualidade, sustentável. O Comtur vem como esse elo entre trade e poder público e hoje demos mais um passo na regionalização do turismo do Litoral Norte”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião, Marco Perroti.

O encontro foi totalmente virtual – em razão da fase emergencial do Plano São Paulo – e contou com a presença do secretário de Turismo e presidente do Comtur de Bertioga, Ney Carlos da Rocha, da secretária de Turismo e presidente do Comtur de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, da secretária de Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, do presidente do Comtur de Ilhabela, Ricardo Cretella, da secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, do presidente do Comtur de São Sebastião, Marco Perroti, e do secretário de Turismo de Ubatuba, Alessandro Morau.

“Hoje demos um importante passo para o desenvolvimento turístico do Litoral Norte. Participei com muita satisfação da 1ª reunião do Circuito Litoral Norte em conjunto som os cinco Comturs e Secretarias de Turismo das cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, que compõem o Circuito. A regionalização do turismo incentivada pelo MTur e a profissionalização da atividade por meio da integração que a política regional proporcionará serão alcançadas com o suporte do Circuito, que nos traz metas claras de como atingir esse objetivo. Agradeço a todos os presentes – Secretários, Presidentes e Conselheiros – e ao Gustavo, Secretário Executivo do Circuito pela oportunidade”, completa o presidente do Comtur de Ilhabela, Ricardo Cretella.

A reunião reforça um dos principais objetivos do Circuito Litoral Norte, que é a profissionalização e organização da região do Litoral Norte como um produto completo e pronto para ser vendido tanto ao mercado nacional, quanto internacional.

“Cada vez mais a gente vê a necessidade de união das frentes envolvidas com o setor de turismo. O setor de turismo em cidades, potencialmente turísticas, acabam englobando quase toda a cidade. E os Comturs têm uma força muito grande, porque a sua atividade vem justamente da união do poder público e sociedade civil. Então, essa integração de todos os municípios fortalece ainda mais a voz do turismo em busca de melhorias, de melhores políticas públicas pra que fortaleça o turismo regional”, ressalta a secretária de Turismo e presidente do COMTUR de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

Mais informações: www.circuitolitoralnorte.tur.br

 

(Visited 17 times, 1 visits today)

local_offerevent_note março 18, 2021

account_box Claudio Lacerda