Conheça o Mãostiqueiras, espaço dedicado à lã, ovelhas e artesanato

Um movimento em Campos do Jordão quer resgatar a cultura da lã natural na cidade, cujas malharias fizeram muito sucesso nos anos 70, principalmente pelo acabamento feito à mão. E uma das iniciativas mais atuantes da causa, o projeto Mãostiqueiras, inaugurou em 2017 um espaço cultural totalmente dedicado à lã natural.

Reprodução via Mãostiqueiras

Amor à lã

A ideia do projeto tem origem na descoberta do desperdício da lã na região da Serra da Mantiqueira. As raças de ovelhas criadas na região produzem muita lã, que precisa ser tosquiada quando chega a primavera. Essa excelente fibra têxtil, antes vendida para indústrias produtoras de fios, estava sendo descartada pelos criadores, que não encontravam mais interessados em pagar um preço justo por esta lã, desde que os fios sintéticos começaram a dominar o mercado têxtil.

Lã 100% natural produzida em Campos do Jordão

Muitos criadores de ovelhas da região se tornaram parceiros do projeto e agora doam a lã anual da tosquia. Essa lã passa por diversos processos artesanais de beneficiamento: lavar, abrir, cardar, fiar, tingir até o novelo pronto tecer. Todo o processo resgata os saberes e fazeres ancestrais, com foco no menor impacto ambiental e envolvendo as mulheres da comunidade. As artesãs do projeto, além de receberem aulas de fiação, tricô, crochê, tear e feltragem de graça, são remuneradas pelas peças que produzem e ainda recebem comissão pelas vendas de suas peças na loja do projeto.

A Casa Mãostiqueiras

A Casa Mãostiqueiras tornou-se um ponto de interesse turístico de Campos do Jordão. Os visitantes podem visitar e alimentar a família de ovelhas que vivem no local e são convidados a conhecer todo o processo de beneficiamento da lã, com a demonstração de algumas das etapas, como o uso de cardas para pentear as fibras e do fuso e a roca para transformá-las em fio.

O espaço conta também com um showroom com todas as peças produzidas pelas mulheres do projeto. O valor da venda das peças gera renda para as mulheres participantes do projeto e mantém as atividades do espaço cultural.

Além de comercializar os produtos artesanais, a Casa Mãostiqueiras oferece vivências e workshops aos interessados no universo da lã, compartilhando todo o conhecimento desde a tosquia das ovelhas e a transformação da fibra em fios, até as técnicas de tricô, crochê, tear e feltragem.

Mãostiqueiras 

Endereço: Av. Pedro Paulo, 1455 – Parque da Lagoinha⁣ – Estrada do Horto. Florestal – A 3km de distância da Praça de Capivari. Bem em frente à Cervejaria Caras de Malte.

Contato: (012) 3662-3207

Mais Informações: www.maostiqueiras.com.br

 

(Visited 246 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!