Natal Iluminado é atração de dezembro na cidade de Caxias (MA)

No mês de dezembro, as principais ruas e praças de Caxias ganham uma iluminação cênica especial do porte de cidades que já têm uma forte tradição natalina.

Caxias já se consolidou na região como um destino de grandes eventos que acontecem ao longo do ano, com um Carnaval de rua alegre e seguro e um dos melhores São João do Nordeste. Também é conhecida por sua Procissão do Fogaréu, a segunda maior do país, e há 3 anos a cidade faz acontecer o Natal Iluminado, que assim como em Gramado, por todo o mês de dezembro realiza eventos temáticos em diversos pontos da cidade, e está se tornando uma referência natalina na região.  O espírito lúdico e religioso do Natal toma conta das ruas e espalha alegria por toda a cidade.

Com atrações para todas as idades, o Natal Iluminado faz adultos voltarem a ser crianças. Peças teatrais e apresentações de renome, cantatas natalinas e a apresentações de corais reúnem multidões em diversos pontos da cidade.

Inúmeros corais nordestinos se apresentam no Natal Iluminado de Caxias. Divulgação.

Na edição do ano passado, se apresentaram por lá o cantor lírico Fernando de Carvalho, espetáculos de ballet da Escola Municipal de Dança, o grupo Octeto de Teresina, a banda de rock católico, Rosa de Saron, Padre Juarez, da Rede Vida, a cantora evangélica Joyce Barros, e a premiada Orquestra Sanfônica de Teresina “ Seu Dominguinhos”, que para fazer jus ao nome, predomina na sua composição musical a sanfona enquanto instrumento, e homenageia o cantor Dominguinhos.

As ruas ganham iluminação especial. Divulgação

O alto nível da programação musical e cultural do período das festas de fim de ano traz a certeza de que Caxias passa a ser o grande polo turístico natalino do Nordeste, assim como Gramado é hoje, na região sul do país.

Uma cidade histórica e batalhadora

A cidade de Caxias, no Maranhão, foi a última cidade do Nordeste a aderir à independência do Brasil. Ali foi travada uma das mais sangrentas e duradouras batalhas do país, a Guerra da Balaiada. Por conta desta batalha, Luís Alves de Lima e Silva recebeu o título de Duque de Caxias, e somente depois, outras cidades foram batizadas com o nome de Caxias, como Duque de Caxias no Rio de Janeiro e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, já em homenagem ao então Duque.

Catedral de Nossa Senhora dos Remédios e palacete do Comendador Alderico Silva. Foto por Natalia Bastos

Leia mais sobre Caxias aqui.

Texto por Cláudio Lacerda. Imagem destacada Natalia Bastos.

(Visited 515 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!