Permacultura e turismo na principal praia do Ceará

Apenas 3% de cimento e tijolos foi usado na construção das cabanas. Foi usada madeira de reflorestamento, palha de carnaúba e outros materiais recicláveis.

 

Na última década, a preocupação pelo meio ambiente e a evidencia dos efeitos colaterais causados pelo modelo econômico aumentou o compromiso das empresas com a sustentabilidade. Ouvir ecológico, biodegradável ou sustentável já não é uma novidade se não uma procura nos consumidores. Mas há uma pousada em Jericoacoara que vai um passo pela frente e faz com que seu design seja innovador, armónico e com um impacto ambiental praticamente nulo: a Raiz Kite Cabana.

São 13 cabanas, entre os materiais utilizados se destaca o pinus (quase 80% da construção). Esse tipo de madeira de reflorestamento é utilizada na construção civil para a montagem de andaimes e para fazer moldes para vigas. Também foi utilizada palha de carnaúba e outros materiais recicláveis. Aplicando os principios da permacultura, a (re)utilização dos recursos naturais foi pensado desda eficiência e o baixo impacto ambiental.

Divulgação

Os proprietários, Letícia Alves e Valérian Escher explicam que “Construímos em 3 meses a pousada. Ela é completamente desmontável, pois trata-se de uma área alugada. O local estava sujo e não trazia uma boa imagem para a vila. Nesse tempo, transformamos um terreno vazio na praça em uma eco pousada inovadora. As mesas do café por exemplo foram feitas com janelas usadas. Canos que restaram da obra transformaram-se em luminárias. As camas são feitas, sabe de que? Forras de porta! Até na placa utilizamos o que restou da obra”.

A ideia do Raiz parte do princípio do próprio nome, ou seja, aquilo que vem do inicio, o fundamento, a base. “É o nosso retorno às nossas raízes. Ao tempo que tínhamos pouco e que isso era suficiente para sermos felizes”, conta Letícia. Com base nessa ideia, o Raiz propõe uma experimentação para seus hóspedes. A possibilidade de que os hóspedes saiam do conforto de suas casas ou apartamentos e fiquem em uma habitação típica e rústica, mas, sem, com isso perder o conforto. “Você pode ter pouco, estar em uma cabaninha de madeira e ficar bem, confortável e com tudo que precisa para ter uma estadia única e inesquecível”, diz Valérian.

Divulgação

Localização

Na Praça Principal de um dos maiores destinos turísticos do mundo: o Parque Nacional de Jericoacoara, há 5 horas de carro de Fortaleza – CE. Essa é a Pousada Ecológica Raiz Kite Cabana, que foi inaugurada este mês em Jeri. Quem passa pela praça de Jeri, área central e mais popular da vila, não pode deixar de notar a eco construção, com domos geodésicos de palha e outros 4 tipo de cabanas com formatos diferenciados.

Mais informações www.raizkitecabana.com.br

 

Texto por Natalia Bastos com informações de agência.

(Visited 248 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!