Belo Horizonte e Porto Alegre vão ganhar consulado dos EUA

Belo Horizonte e Porto Alegre vão ganhar consulado dos EUA

Celso Martins

As cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre vão ganhar ainda neste ano consulados dos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9) pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hilary Clinton, que na semana quem vem estará no Brasil.
Os novos consulados fazem parte das ações do governo dos Estados Unidos de facilitar a entrada de brasileiros no país. No início do ano o presidente norte-americano anunciou medidas para facilitar a concessão de vistos para brasileiros e chineses.
A instalação dos consulados em mais de duas cidades brasileiras foi anunciada no encontro de empresários brasileiros e americanos na Câmara de Comércio Americana em Washington. Atualmente possuem consulados dos EUA as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília.
O anúncio de instalação do consulado norte-americano em Belo Horizonte foi comemorado pelo governador de Minas, Antonio Anastasia. Segundo o governador, a medida é resultado dos esforços empreendidos, nos últimos anos, pelo governo, entidades de classe, políticos e setores da sociedade civil do Estado.
A decisão mostra o reconhecimento da importância que Minas Gerais tem nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos e facilitará o fluxo de pessoas, produtos e serviços de e para o Estado. “Minas Gerais é um parceiro importante para os Estados Unidos. Milhares de mineiros vivem no país ou o visitam a cada ano. O consulado é um novo patamar social e econômico para Minas Gerais”, comemorou o governador.
Segundo o Governo de Minas, em 2011 os Estados Unidos foram o terceiro principal destino dos produtores mineiros, atrás de China e Japão, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). As exportações mineiras somaram US$ 3,05 bilhões, 38% acima dos US$ 2,2 bilhões registrados em 2010.

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!