1º avião comercial produzido pela Embraer é usado em voos regionais no Amazonas

Você sabia que o EMB-110, o Bandeirantes, foi o primeiro avião produzido pela Embraer? Esse modelo de aeronave ainda é usado por uma companhia aérea nos voos no estado do Amazonas. A empresa é Apuí Linhas Aéreas, A companhia tem dois modelos.

Com autonomia de voar sem reabastecer por 5 horas, o Bandeirante da Apuí tem capacidade para transportar até 14 passageiros. A companhia realiza voos regulares entre Manaus e as cidades de Manicoré e Apuí, no interior do Amazonas. A cidade de Manicoré também é atendida pela Azul Conecta com avião Grand Caravan de 9 lugares. Apuí não tem voo da Azul Conecta.

A Apuí também realiza voos fretados e táxi aéreo em várias regiões do Brasil. Uma das aeronaves usadas pela companhia é o Bandeirantes prefixo PT-ODY, fabricado em 1976.  Nos voos comerciais esse modelo de avião não tem banheiro, Quando o Bandeirantes é usado em voos fretados, de duração superior a duas horas, a companhia faz a adaptação de um banheiro. Neste caso o Bandeirantes tem condições de levar 13 pessoas.

Avião Bandeirante da Apuí com 14 assentos. (Foto: divulgação).

Apuí vai instalar ar condicionado em um aeronave

O Embraer EMB-110 tem capacidade para voar até 10 mil pés, uma altitude de aproximadamente de pouco mais de 3 mil metros. As duas aeronaves da Apuí não possuem sistema de refrigeração. A companhia pretende instalar nos próximos dias um sistema de ar-condicionado em uma aeronave. O sistema já foi certificado pela ANAC.

A produção do Embraer EMB-110 começou em 1971, e a durou até 1991. A Embraer chegou a produzir cerca de 500 modelo; A primeira a voar com o Bandeirante foi a Força Aérea Brasileira (FAB), em 9 de fevereiro de 1973. Transbrasil e a Vasp encomendaram a versão civil da aeronave em 1973.

Acesse aqui o site da Apuí

 

(Visited 15 times, 15 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!