A Gol vai receber a partir de 2026 cinco aeronaves Airbus A330-900neo. A ampliação da frota faz parte de acordos de leasing operacional com a Avolon Aerospace Leasing Limited. As aeronaves foram anunciadas pelo grupo Abra. acionista controlador da Gol e da Avianca.
O contrato de leasing prevê duas aeronaves Airbus A330-900neo adicionais, modelo que tem capacidade para transportar até 292 passageiros, além de reduzir em 14% o consumo de combustível por assento em comparação com a versão mais antiga do A330.
“A nova geração de motores e seu design resultam em uma aeronave significativamente mais silenciosa, com até 60% menos ruído em aeroportos”, informou o grupo Abra.
Gol poderá lançar voos para a Europa
A Gol opera uma frota única de Boeing 737-700 e 800. A versão mais moderna, o Boeing 737-800 Max, permite que a companhia voe de Brasília até Orlando, na Flórida, sem a necessidade de reabastecer. Esse modelo tem 176 assentos na configuração internacional.
A Gol poderá lançar, por exemplo, voos diretos de São Paulo para a Europa com o Airbus A330-900neo. Esse é o modelo que a Azul realiza as rotas entre Campinas e Paris, Lisboa e Madri. A Avianca já tem em sua frota o A330-900neo (foto deste post).
Leia nota da Gol sobre as aeronaves Airbus A330-900neo
São Paulo, 16 de outubro de 2025 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL54)
(“GOL” ou “Companhia”), uma das principais companhias aéreas do Brasil, informa que, como parte da estratégia de expansão de frota de seu acionista controlador, Abra Group Limited (“Abra Group”), a Companhia celebrou acordos de leasing operacional com a Avolon Aerospace Leasing Limited (“Arrendador”), para o arrendamento de 5 aeronaves Airbus A330-900neo, com entregas programadas para 2026, e assinou uma Carta de Intenção com o Arrendador para até 2 aeronaves Airbus A330-900neo adicionais (“Aeronaves”). Abra Group é o acionista controlador da GOL e da Avianca e um investidor estratégico em Wamos Air.
As Aeronaves podem ser operadas por qualquer companhia do Grupo Abra, com a titularidade e custo financeiro das mesmas sendo arcado pelo respectivo operador. A alocação da frota será definida pela Abra, com base nas necessidades operacionais e financeiras, oportunidades de negócios e a situação operacional e financeira de cada companhia.
Conforme nota à imprensa divulgada hoje pela Abra, a incorporação das Aeronaves ao grupo faz parte do planejamento estratégico mais amplo da Abra, voltado a expandir operações na região e internacionalmente, complementando outras decisões recentes de frota do grupo.
Nos termos dos contratos de leasing, entregas estão programadas para acontecer durante 2026, sujeito ao atendimento de condições precedentes habituais.
Nesta data, não há efeito financeiro imediato para a GOL em decorrência da assinatura dos
referidos contratos, tampouco compromissos definitivos de investimento ou de endividamento
assumidos por qualquer das companhias que integram o Grupo Abra, dependendo tais efeitos e compromissos da entrega das Aeronaves.
A Companhia manterá o mercado atualizado, de forma tempestiva, sobre qualquer
desenvolvimento relevante do tema objeto deste Fato Relevante.