Uma doação de US$ 2 milhões feita pelo Governo dos Estados Unidos através da Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (TSA) permitiu a instalação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo de raios-x de visão dupla, tecnologia avançada de imagem (AIT-body scanner) e detecção de traços de explosivos (ETD). Os equipamentos já estão instalados e irão aprimorar o nível de segurança no aeroporto.
Os equipamentos de última geração foram instalados no canal de inspeção de segurança dos voos internacionais, localizado no terminal 3. A TSA, uma divisão do Departamento de Segurança Interna do governo dos EUA, assinou um memorando de entendimento em 2023 com GRU Airport, concessionária do aeroporto, sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e anuência da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
440 aeroportos nos Estados Unidos
Segundo a ANAC, os equipamentos recém-instalados são os mesmos utilizados pela TSA em 440 aeroportos nos Estados Unidos. Guarulhos é o segundo aeroporto da América do Sul a receber uma doação dessa magnitude. Em janeiro deste ano o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) recebeu o mesmo equipamento.

“Os novos equipamentos possibilitam mais agilidade na inspeção e mais assertividade na detecção de itens proibidos nos canais de inspeção para embarque internacional. Outra melhoria é a possibilidade de inspeção de pessoas com mobilidade reduzida ou com equipamentos implantados de forma mais célere e inclusiva, trazendo maior conforto ao passageiro”, informou a ANAC.