Viajar é uma verdadeira paixão para muitos brasileiros, seja a passeio, para rever amigos ou trabalhar. Independente do motivo, conhecer novos lugares é uma experiência que requer planejamento desde a escolha do destino e do meio de transporte, até a montagem da mala.
Antes de usar um cupom de desconto da Le Postiche para comprar uma mala nova, é importante se perguntar: como escolher o modelo ideal? A regra não é única e a resposta pode variar de acordo com o seu estilo, preferências e detalhes da viagem. Abaixo, confira dicas que irão te ajudar na escolha!
Comece definindo o tamanho
A primeira escolha que você deve fazer diz respeito ao tamanho da mala, que pode ser pequena, média ou grande. Para isso, é importante se atentar às regras e dimensões do transporte que você irá utilizar. Aviões podem ser mais rigorosos, enquanto ônibus são mais permissivos.
Além das diretrizes, você também deve considerar os itens que precisa levar e a duração da viagem. Uma mulher que tem hábitos de se maquiar, gosta de ter várias opções de roupa e leva acessórios para o cabelo, por exemplo, vai precisar de mais espaço. Nessa etapa, cabe a você se avaliar.
Escolha entre os modelos rígidos e flexíveis
Com o tamanho da mala determinado, você ainda precisará escolher outro aspecto importante: o acabamento/material. No mercado, é possível observar dois modelos principais, os rígidos e os flexíveis.
As malas rígidas, como o próprio nome indica, são mais duras e resistentes, protegendo os itens que estão dentro. Além disso, elas costumam ter um formato mais reto e um valor um pouco mais alto.
Já os modelos flexíveis possuem um acabamento mais flexível, que permite que você encaixe os itens com mais facilidade. Na hora de comprar, o modelo costuma ser mais barato em relação às opções rígidas.
Observe as divisórias internas
Por fora, você já viu que nem toda mala é igual. Por dentro, a regra se mantém a mesma! Existem modelos sem divisórias, modelos com apenas uma divisória e aqueles que possuem vários bolsos. Mais uma vez, a escolha vai depender do seu gosto e hábitos.
Malas com poucas divisórias podem tornar a organização mais difícil, deixando os itens “misturados”. Já as malas com muitas divisórias perdem um pouco de espaço e organizam ao mesmo tempo em que podem limitar as possibilidades de uso da mala.
Informe-se sobre os acessórios
Depois de escolher o tamanho, o acabamento e as divisórias da sua mala de acordo com o seu estilo e a duração da viagem, ainda é preciso se atentar aos acessórios. Tipos de roda, puxadores, cadeados embutidos… Nenhum desses itens deve passar despercebido.
Rodas giratórias e puxadores com uma boa sustentação são essenciais para facilitar a locomoção nos meios de transporte. Já o cadeado traz uma segurança extra, principalmente em trajetos mais longos. Por isso, atente-se bem a cada acessório e ao que ele oferece.
Considere o tipo de transporte que será usado
Seguindo todas as dicas acima, você já deve ter seu tipo de mala ideal bem definido. Para fazer a compra com tranquilidade, o último passo é avaliar o tipo de transporte que será usado e suas compatibilidades.
Todos os transportes (avião, navio e ônibus) possuem suas regras, algumas mais rígidas que as outras. Nos ônibus, a fiscalização não é tão incisiva e os limites de peso são maiores, permitindo maior flexibilidade na escolha.
Já nos navios e nos aviões, as regras são mais rígidas e a fiscalização mais apertada. Nesses casos, a dica é verificar com a companhia as regras de embarque antes de comprar a sua mala!