Festas de pré-Carnaval agitam o país e bombam o setor do turismo

Festas de pré-Carnaval agitam o país e bombam o setor do turismo

Diversas cidades, como Belo Horizonte, já estão com a programação nas ruas, atraindo o folião e movimentando o setor

Faltam algumas semanas para o início oficial do Carnaval no país, mas o esquenta para a Festa de Momo já está pra lá de animado, reunindo moradores e turistas em várias partes do país, que aliam a folia ao verão. Com essa diversão, quem ganha é o setor de turismo.

O clima festivo toma conta das ruas, praças e espaços públicos, onde blocos de Carnaval, bandas e grupos musicais se apresentam, envolvendo as cidades e agitando a atividade turística que movimenta a economia local, gera emprego e renda. São milhares de viajantes que aproveitam as férias de janeiro e caem na folia.

Em Belo Horizonte, o início oficial da festa está marcado para 27/1, mas neste fim de semana os foliões estão muito bem servidos de agitação. Além do Ensaio Geral do Carnaval 2024, que deve reunir milhares de pessoas na Avenida dos Andradas, região Leste da cidade, embalados por 24 blocos, tem festa de vários outros grupos carnavalescos em todas as regiões da cidade.

O Ensaio Geral de Carnaval é aberto ao público e gratuito e sem controle de acesso, tal como acontece no evento oficial. Nos dois dias, a concentração começa às 10h e segue por 500 metros na Avenida dos Andradas, com um trio elétrico e a apresentação de um bloco e dois convidados por vez. A dispersão será às 20h.

O trânsito fica fechado entre a Avenida Silviano Brandão e a Rua Alphonsus Guimarães, com operação da BHTrans para orientar os motoristas na região. Os ambulantes estão autorizados a operar sem credenciamento prévio durante esses ensaios e haverá estrutura de banheiros em todo o trajeto. São esperadas cerca de 30 mil pessoas.

Ensaio Geral do Carnaval de BH atraiu uma multidão neste sábado (12/1) na Avenida dos Andradas. (Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

Veja a programação do domingo (14/1):

  • 10h às 10h30 – Cortejo de abertura – Abre Alas Energia do Carnaval
  • 10h30 às 12h – Bloco da Esquina convida Filhas de Clara e Trovão das Minas
  • 12h às 13h – DJ Sandri
  • 13h às 14h30 – Angola Janga convida Magia Negra e Swing Safado
  • 14h30 às 15h30 – DJ Sandri
  • 15h30 às 17h – Truck do Desejo convida ClandesTinas e Baque de Mina
  • 17h às 18h – DJ Sandri
  • 18h às 19h30 – Baianas Ozadas convida Bartucada e Batuque Coletivo
  • 19h30 às 20h – DJ Sandri

No país

Cidades como São Paulo, Fortaleza, Recife, João Pessoa e Rio de Janeiro também já estão com os blocos nas ruas. Na capital paulista, por exemplo, desde 11/1 estão rolando festas, ensaios de escolas de samba abertos ao público e blocos prontos para desfilar atraindo multidões.

No Ceará, o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começou, oficialmente, nesta sexta-feira (12/1), com apresentações espalhadas por pontos tradicionais da cidade. O pré-Carnaval segue até a primeira quinzena de fevereiro e conta com atrações locais e nacionais.

Em Recife, o clima de festa começa a esquentar com as prévias carnavalescas, que começaram neste sábado (13/1). Já na capital paraibana a “Folia de Rua” começa no dia 1º/2 e deve seguir até o dia 7 do mês.

No Rio de Janeiro opção não vai faltar. Serão 453 desfiles de rua por toda a cidade. Os blocos menores começam a sair neste sábado (13/1). Já a programação dos grandes desfiles terá início no dia 20/1, três semanas antes do Carnaval.

Na capital baiana, a tradicional Lavagem do Bonfim, maior festa religiosa da Bahia, que acontece há cerca de 280 anos, abriu espaço para o início das festividades carnavalescas.

Além desses destinos, muitos outros já estão em ritmo de Carnaval e prontos para receber os turistas nacionais e estrangeiros que terão, desde agora, uma prévia animada do que está por vir.

(Visited 7 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!