Endereço certo para a mineiridade da gastronomia

Endereço certo para a mineiridade da gastronomia

Um dos endereços mais icônicos da culinária brasileira é o restaurante Dona Lucinha, que fica no bairro da Savassi em Belo Horizonte. O cardápio é elaborado a partir do sabor e tradição da cozinha colonial mineira. Depois da pandemia, o restaurante se reinventou e passou a ter um cardápio bastante variado à la carte de várias iguarias mineiras.

Atualmente a cozinha do lugar é chefiada por Márcia Nunes, natural de Serro, interior de Minas Gerais – filha mais velha de Dona Lucinha, formada em História pela UFMG, está há mais de 25 anos à frente do empreendimento. Ela afirma que a culinária é de raiz e afetiva O restaurante serve pratos como o feijão tropeiro, o tradicional frango com quiabo, tendo como carro chefe duas criações deliciosas, o mineirinho preparado com molho de rapadura e servido com generosa guarnição de agrião. Outro destaque é a carne moída, que vem acompanhada de arroz e feijão, farofa, chuchu e uma deliciosa porção de couve.

O cardápio possibilita a apresentação separadamente das Cozinhas da Fazenda e Tropeira, e faz aflorar aquele sentimento de estar em casa, à beira de um fogão. Para finalizar as refeições, a casa também serve sobremesas divinas e criativas como o doce de leite e a deliciosa ambrosia.  Uma iguaria imperdível é a goiabada quente servida no tacho de cobre com o queijo do Serro.

Além disso, o restaurante Dona Lucinha também vende produtos com a marca do estabelecimento, como o livro de receitas, licores caseiros e camisetas, além de arroz, feijão, farinha e outros itens, onde parte da renda é destinada para obras sociais.

O local é bastante acolhedor, com janelas circundadas de jardins, que mais fazem lembrar uma casa de fazenda. Quadros, pinturas no teto e frases impactantes da cozinheira mor, hoje vendo o sucesso da obra lá do céu, profetizavam: “a minha maior inimizade é com o abridor de latas”, referindo-se a sua cozinha autoral e natural, sem utilizar-se de enlatados e congelados. Antes dos pratos principais é servido o famoso pão de queijo, o torresmo e a linguiça que acompanha um molhinho apimentado e que combina com uma deliciosa cerveja gelada

O restaurante abre diariamente para o almoço. Nas redes sociais acesse www.instagram.com/donalucinhamatriz. Recomendamos fazer reservas.

Texto e fotos por: Cláudio Lacerda Oliva

1 Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!

Sair da versão mobile