Nascente Azul recebe aprovação de especialistas em acessibilidade e governo estadual do MS

Um dos propósitos da Nascente Azul, o atrativo mais visitado de Bonito, é promover a igualdade através da acessibilidade, pois entende que todos devem ter o direito de vivenciar as experiências únicas proporcionadas pela natureza. Como um dos únicos empreendimentos em Bonito que investem em inclusão, a Nascente Azul recebeu, no último dia 05, um grupo da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul) para uma visita técnica do programa Turismo Acessível.

As experiências e a estrutura de acessibilidade oferecidas pela Nascente Azul foram aprovadas pelos representantes da Secretaria, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONSEP/MS), da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. Para a Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da SETESCC, Telma Nantes de Matos, “essa experiência de vivenciar turismo acessível no Mato Grosso do Sul é algo que quero para todos. Foi maravilhoso, fantástico viver esses momentos, as caminhadas que tivemos e, principalmente, essa flutuação. Muitas pessoas acham isso impossível, mas a gente mostra que não é limite, porque temos pessoas prontas para nos receber”.

“É uma experiência fantástica ter um lugar, nesse paraíso que se chama Bonito/MS, que está realmente preparado para me receber, a pessoa com deficiência física, e estou muito emocionada”, conta Mirella Ballatore, do CONSEP/MS. “Quero agradecer muito essa oportunidade, pois passam confiança para a gente. Mostramos, nessa vivência, quando o empresário e o poder público se unem para que a gente possa pertencer a qualquer lugar”, completa.

O programa Turismo Acessível tem como objetivo realizar a promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência, com dificuldades de locomoção e idosas em todo o estado. A ideia é tornar as viagens no Mato Grosso do Sul agradáveis para todas as pessoas, independente das suas condições físicas. Nesta etapa é realizado um diagnóstico com a participação de todos os parceiros do programa, contemplando em um primeiro momento os municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim.

Acessibilidade na Nascente Azul

Da flutuação ao balneário e às trilhas, a Nascente Azul disponibiliza uma infraestrutura adequada e funcionários altamente capacitados para garantir liberdade, bem-estar e segurança a todos os visitantes, incluindo idosos e PCDs.

As trilhas, inclusive a aquática, na Nascente Azul são a base de todo o projeto de acessibilidade implantado. A terrestre conta com piso tátil para locomoção de pessoas com deficiências visuais e rampas adequadas para o deslocamento pleno de cadeiras de rodas.

Dentro dessa visão de inclusão e com uma experiência de mais de 15 anos no monitoramento ambiental, a Nascente Azul qualificou seus funcionários a realizarem manutenções criteriosas em cada trilha, como limpeza, desobstrução e podas em todo o percurso, proporcionando segurança e um serviço de excelência ao visitante.

Na flutuação, pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição cadeiras anfíbias, que são próprias pra esse modelo de atividade, além de um acompanhante durante todo o passeio. Há ainda rampas de acesso, carro de apoio e catracas fixadas nos decks, que visam a entrada e a saída do rio com segurança e conforto.

No caso de turistas com necessidades visuais especiais, todas as atrações contam com um guia especializado para narrar cada detalhe do ambiente sendo visitado pelo turista. Outras adequações importantes incluem sinalização especial, barras de apoio, caminhos e decks largos e outros recursos de mobilidade facilitada em diversos pontos de todo o atrativo.

“Quero ressaltar a importância de não haver nenhuma barreira, atitudinal principalmente. Eu, enquanto pessoa cega, consegui ver todos os espaços pela descrição do guia. Isso é muito importante, pois há centenas e centenas de pessoas com deficiência que precisam, querem e buscam fazer turismo, e Bonito está indicado, principalmente a Nascente Azul”, afirma Telma.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais: mkt.nascenteazul.com.br

Mais informações em: nascenteazul.com.br

(Visited 6 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com