Monte Verde (MG) terá Natal nas Montanhas durante o mês de dezembro

Monte Verde (MG) terá Natal nas Montanhas durante o mês de dezembro

O distrito de Monte Verde, no Sul de Minas, já começou os preparativos para o Natal nas Montanhas, que tem início em 3 de dezembro. O tema deste ano é “Natal cultural nas montanhas 2022: contando histórias”. Realizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e pela Prefeitura de Camanducaia, o evento contará com decoração temática, além de várias opções de eventos culturais e show de luzes, que deixarão as ruas, casas e chalés iluminados. A programação se encerra somente em 8 de janeiro de 2023. Em 2021, o Natal nas Montanhas recebeu mais de 270 mil turistas.

A decoração do Natal de Monte Verde pretende criar uma atmosfera lúdica feita de formas, cores e luzes, envolvendo personagens icônicos representativos da própria comunidade, provocando nos viajantes a ideia e a sensação de acolhimento. Esse universo será recriado com colagens feitas a partir das imagens desenhadas por um talento artístico local. Vale destacar que a ornamentação criada para o Natal deste ano em Monte Verde será apenas uma amostra do que os turistas verão nas festividades natalinas de 2023, já que o tema da celebração de 2022 têm conexão com a planejada para o próximo ano.

A Casa do Noel é outra atração do Natal nas Montanhas, que inclui uma programação recheada e sem custos. Apresentações teatrais, desfile de personagens na Avenida Monte Verde e oficinas de pintura Bauer estão entre os programas que poderão ser aproveitados pelos visitantes. “É uma alegria muito grande para nós todos da agência podermos organizar o Natal de Monte Verde pelo terceiro ano seguido. Com o apoio do empresariado local e a parceria com a Prefeitura de Camanducaia, estamos preparando tudo com muito carinho e tenho certeza de que teremos mais uma vez um período de festividades natalinas de grande sucesso”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Homenagem no aniversário

A abertura oficial do Natal acontecerá no dia 29 de novembro, quando Monte Verde comemora 72 anos. Na ocasião, o prefeito de Camanducaia, Rodrigo Oliveira, fará a entrega simbólica da chave do município ao Papai Noel, abrindo oficialmente o período de festas.

Como nos anos anteriores, a MOVE fará uma homenagem a uma personalidade local. Desta vez, o homenageado será o comerciante Mateus Gomes da Silva, mais conhecido como senhor Mateusinho, de 80 anos. Dono do tradicional bar Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila da Fonte, ele começou a cantar na escola aos sete anos de idade e hoje é um artista raiz do distrito, com músicas autorais que versam sobre histórias lendárias de Monte Verde.

Mateusinho nasceu na Fazenda Levantina, que fica em Camanducaia (MG) e pertence à Melhoramentos Florestal, onde chegou a trabalhar antes de se mudar em 1975 para Monte Verde. No distrito, ele passou a prestar serviço como funcionário da subprefeitura local e se tornou uma das figuras mais conhecidas e queridas da comunidade. “Naquele ano, existiam poucas casas, e na minha rua mesmo só dava para passar de jipe, porque o local ficava em um brejo. Mas foi melhorando e hoje tem até casamento na minha rua. Estou muito orgulhoso por essa homenagem”, afirma Mateusinho, que tem dois filhos e três netos.

“Trabalhei 16 anos e meio para a prefeitura, que foi como um ‘pai’ para mim. Estou realizado em Monte Verde, que é um ‘cantinho de céu’. O que eu quero passar para todos que moram aqui é que saibam dar valor e agradecer por estarem neste lugar, que é abençoado por Deus”, ressalta.

Mais informações: www.natalnasmontanhas.com.br

Foto destaque por: Divulgação

(Visited 70 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!