Nascente Azul é certificada pelo Instituto Chico Mendes

Nascente Azul é certificada pelo Instituto Chico Mendes

Desde o início deste ano, o Instituto Chico Mendes de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental, através da técnica em meio ambiente Elisa Kerber Schoenell, tem acompanhado de maneira criteriosa a política de sustentabilidade implantada na Nascente Azul, além de sua gestão socioambiental. Com isso, a Nascente Azul em breve será o primeiro atrativo de Bonito a ter o Selo Verde de Responsabilidade Socioambiental certificado pelo Instituto Chico Mendes. Na recente visita, a técnica acompanhou todos os processos do local e está planificando relatório final para concessão do Selo Verde ao atrativo.

Sobre o Selo Verde do Instituto Chico Mendes

Para atestar a qualidade de uma empresa em determinado segmento profissional existem variadas premiações e certificações. Uma das áreas em que os selos são mais necessários para assegurar um compromisso é, sem dúvidas, a ambiental. E, dentro dela, poucos são tão relevantes quanto o Selo Verde do Instituto Chico Mendes, uma Organização Não Governamental que desenvolve programas, ações e projetos buscando a conservação dos recursos naturais pelo Brasil desde 2004.

O Selo Verde do Instituto Chico Mendes faz parte do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (PROCERT). De acordo com o próprio Instituto, o selo é atribuído a “instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico”.

Para que seja obtido, é preciso passar por um rigoroso processo promovido pelo Instituto. Ele inclui responder um questionário, montar uma estrutura documental e receber uma visita técnica in loco. Caso a empresa seja aprovada no PROCERT, ela ganha o direito de usar o Selo Verde do Instituto Chico Mendes.

Nascente Azul: exemplo de sustentabilidade e recuperação ambiental

Uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade de Bonito é a Nascente Azul. Desde sua criação, esse importante complexo de ecoturismo tem o respeito ao meio ambiente em seu DNA, provando que é possível que as pessoas e a natureza convivam em harmonia. Após estudos e ações de boas práticas no cuidado e uso dos recursos naturais, o atrativo foi aberto no ano de 2012, para oferecer experiências únicas de interação com a natureza.

Quando foi adquirido pelo atual proprietário, Carlos Eduardo Rodrigues, o espaço passou por um intenso e sério trabalho de recuperação ambiental, incluindo reflorestamento da vegetação ciliar e ampliação dos recursos hídricos. Toda a parte estrutural do complexo foi projetada respeitando as normas e legislações ambientais vigentes, e o atrativo conta com uma equipe de profissionais especializados que acompanham de maneira criteriosa os avanços do projeto de recuperação ambiental da área.

Além de todo esse cuidado voltado às questões ambientais, a Nascente Azul também se preocupou com a responsabilidade social, com programas que visam o engajamento e o desenvolvimento da comunidade local. A Nascente Azul está inserida numa área de 90 hectares, garantindo empregos diretos para mais de 60 pessoas e impactando outras 250.

Na Nascente Azul, os visitantes podem curtir flutuação em águas cristalinas, mergulho com cilindro, trilhas para contemplação da mata, balneário com praia, quiosques e circuito de aventura sobre o lago, pêndulo humano, tirolesa, bar e restaurante. O complexo conta ainda com o Museu Subaquático de Bonito, atração inédita no Brasil e o único do mundo em um ambiente de água doce, cuja atual exposição propõe uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais: mkt.nascenteazul.com.br

Mais informações em: nascenteazul.com.br

(Visited 13 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com