Natureza Tur: conheça os passeios de barco em Barra do Cunhaú (RN)

A Natureza Tur é uma empresa especializada em passeios de barco de turismo ecológico em Barra do Cunhaú, um dos destinos mais privilegiados pela natureza no litoral sul potiguar. Os turistas podem conferir de perto paisagens encantadoras pelos ecossistemas locais, sendo o manguezal e a restinga os principais.

Na década de 1990, a região do litoral sul do Rio Grande do Norte viu a produção de camarão e de carne de caranguejo destruir boa parte dos manguezais da região, ameaçando os animais que ali viviam. Filho de pescador, José do Egito de Oliveira, o Zequinha, foi uma figura importante na manifestação contra essas ameaças. Como já organizava pequenos passeios de jangada pelo braço de mar de Barra do Cunhaú desde adolescente, enxergou nisso um meio de reagir aos ataques ao ecossistema.

Organizou-se junto à comunidade local para um projeto de reflorestamento de boa parte do manguezal destruído e, em consequência da visibilidade alcançada, seus passeios foram crescendo. No ano 2000, Zequinha fundou a Natureza Tur – Passeios Ecológicos de Barco, tomando como objetivos a ecologia, a preservação e a conscientização perante o meio ambiente local.

No fim dos anos 90, as áreas de manguezais em Barra do Cunhaú chegaram a possuir apenas 4.200 hectares de vegetação. Graças a um trabalho conjunto de projetos como o da Natureza Tur com o IBAMA e o IDEMA, hoje a realidade é muito diferente. Atualmente, são cerca de 8.600 hectares de mangues, que abrigam diversas espécies de animais e servem como berçário, criadouro e abrigo para peixes.

Os passeios de barco

O barco do passeio Natureza Tur possui equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas, extintores, boias salva-vidas e uma lancha de apoio. Na parte inferior (térreo) há banheiros feminino e masculino, ducha de água doce, área reservada para fumantes e serviço de bar a bordo. Tudo isso acompanhado de uma tripulação preparada, qualificada e hospitaleira, para recepcionar da melhor forma aqueles que chegam ao Caribe do Nordeste.

  • Passeio Tradicional – Aula Cultural pelo Mangue + Ilha da Restinga

Acontece todos os dias às 9h30, com duração média de 2h30. Revela as belezas naturais do manguezal e da Ilha da Restinga, em um trajeto guiado no braço de mar de Barra do Cunhaú. Uma aula cultural também é oferecida, abordando curiosidades, história e sustentabilidade sobre o vilarejo de Cunhaú e fauna e flora dos ecossistemas locais. Há mais de 20 anos fazendo um trabalho de conscientização ambiental.

  • Passeio Amazônia Potiguar

Mostra mais a fundo a fauna e a flora dos manguezais de Barra do Cunhaú. Hoje, a região abriga pelo menos 8.600 hectares de mangues, o que lhe dá o status de Amazônia Potiguar. A parada na Ilha da Terra do Nunca é um atrativo curioso: a porção de terra aparece e some em um piscar de olhos. Para quem deseja tranquilidade, uma conexão com a natureza e a garantia de fotos bem verdes, esse passeio é uma ótima opção. Duração personalizada.

  • Passeio de Lancha

Personalize e tenha a liberdade em um passeio de lancha sem igual no braço de mar de Barra do Cunhaú. É a oportunidade de belas fotos em uma experiência emocionante.

Fauna observada nos passeios da Natureza Tur

No passeio, além da bela vegetação do mangue, também é possível ver um pouco da fauna que ali vive. O caranguejo-uçá, o peixe-boi e a garça azul são os destaques.

O caranguejo-uçá é uma espécie que vive nos lamaçais do mangue. Sua toca pode ficar até dois metros abaixo do chão. Mamífero aquático, o peixe-boi-marinho tem uma pele enrugada e às vezes manchada com algas ou até mesmo cracas. Eles têm corpos grandes, pesados, com nadadeiras emparelhadas e uma cauda redonda em forma de remo.

A garça-azul ou garça-morena é uma ave encontrada no litoral brasileiro, principalmente nas áreas de manguezais. Pode medir até 55 cm de altura e ter uma envergadura de um metro. O pescoço violáceo é longo como das garças e cegonhas, enquanto a plumagem é azul ardósia, com pernas longas e finas de cor verde.

Projeto Barco Escola

O projeto Barco Escola da Natureza Tur tem o objetivo de levar crianças, adolescentes e universitários para uma aula completa sobre o manguezal. São convidados professores e pessoas experientes na vivência no ecossistema, para deixar a experiência ainda mais enriquecedora. A empresa acredita que a educação ambiental é necessária para criar um cidadão consciente que preserva e respeita o meio ambiente.

Mais informações em: naturezatur.com.br

(Visited 336 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!