ITA Transportes Aéreos devolve R$ 23 milhões aos passageiros afetados pela suspensão dos voos

Ao atingir essa marca, empresa aérea que suspendeu voos em 17 de dezembro de 2021 terá argumento para reverter decisão da ANAC que proibiu companhia de vender passagens aéreas.

A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA),que em 17 de dezembro suspendeu os seus voos temporariamente, conseguiu fazer o reembolso a 55.287 passageiros, totalizando R$ 23,4 milhões devolvidos. Os números foram repassados ao Tudo Viagem por uma fonte da companhia que pediu para sua identidade não ser revelada. Esse resultado será um dos argumentos que serão apresentados pela ITA aos órgãos de defesa do consumidor e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voltar a operar ainda neste trimestre.

Na última sexta-feira (7/1) a ANAC proibiu em uma medida cautelar que a ITA volte a vender passagens aéreas. A decisão vale até que a empresa prove com documentos o cumprimento de ações corretivas, entre elas a reacomodação de passageiros, reembolso integral da passagem aérea aos consumidores que optaram por esta alternativa.

A ANAC informou ainda que a ITA terá que comprovar as respostas dadas aos passageiros sobre todas as reclamações registradas na plataforma http://www.Consumidor.gov.br, inclusive aquelas cujo prazo de 10 dias tenha sido descumprido pela empresa.

As aeronaves foram preservadas para a retomada dos voos. (Foto: divulgação)

Presidente da ITA garante a retomada dos voos

Segundo a ANAC, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ITA ficará suspenso até a empresa comprovar que prestou toda assistência aos passageiros,  detalhando as alternativas de reacomodação em voo de outras companhias, de execução do serviço por outra modalidade de transporte ou de reembolso integral, para a escolha do consumidor.

Em entrevista ao Tudo Viagem no dia 22 de dezembro do ano passado o presidente do grupo Itapemirim, Sidnei Piva, garantiu que tem dinheiro em caixa para que a companhia volte a oferecer voos. Além de prometer o ressarcimento a todos os passageiros afetados, o executivo afirmou que para voltar a operar a ITA terá funcionários próprios nos aeroportos. Assista aqui a entrevista.

 

 

(Visited 251 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!