Conheça os principais museus italianos sem sair de casa

Ansioso para conhecer o imenso patrimônio cultural italiano? Vários dos principais museus da Itália decidiram tornar seus espaços e coleções acessíveis de forma virtual: basta um smartphone, um tablet ou um computador para mergulhar em seus acervos, confortavelmente da sua casa.

Não sabe por qual museu começar? Recomendamos começar seu tour virtual em um destes museus imperdíveis:

1- A Capela Sistina e os Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano abriram suas portas para visitantes virtuais oferecendo oito itinerários diferentes: no site do museu você pode fazer um tour 360º da incrível Capela Sistina, o tesouro artístico mais valioso do Vaticano; das Salas de Rafael, os apartamentos papais com afrescos do grande Rafael Sanzio; além de algumas das coleções mais importantes, como o Museu Pio-Clementino, que guarda esculturas gregas e romanas, o Museu Chiaramonti e o Braccio Nuovo, que mostra esculturas, sarcófagos e inscrições em pedra; o Museu Profano com esculturas gregas e romanas da antiguidade; a Capela Niccolina, com afrescos de Beato Angelico, e a Sala do Chiaroscuri, com obras notáveis de Rafael.

2 – Museu Egípcio de Turim (Museo Egizio)
O Museo Egizio em Turim – que abriga a segunda maior coleção de arte egípcia do mundo depois do museu do Cairo e contém um dos acervos mais apreciados da Itália – também decidiu oferecer ao público seu enorme patrimônio de forma virtual. Além da possibilidade de acessar o banco de dados do acervo online, graças a uma reprodução 3D, você pode também pode fazer um tour virtual pela exposição “Arqueologia Invisível”, atualmente em exibição, visitando salões e vitrines (na Playlist “Archeologia Invisibile” no Youtube, você pode saber mais sobre os temas da exposição). Todas as quintas e sábados, no YouTube, eles ficam online com o “Passeggiate del Direttore”, uma visita virtual aos salões do museu, guiados pelo diretor Christian Greco, enquanto todas as segundas-feiras os superintendentes do museu descrevem alguns dos itens mais curiosos das coleções.

3 – Pinacoteca de Brera

A maior parte das coleções da Pinacoteca di Brera de Milão está totalmente disponível e em alta definição (os detalhes podem ser aumentados em até 40 vezes o seu tamanho real). Além disso, com o projeto “My Brera”, cada membro da equipe exibe uma obra de arte diferente do seu próprio ponto de vista. Junto com a Biblioteca Nacional Braidense, a Pinacoteca lançou também o projeto “Appunti di resistenza”: uma rica seleção de material que inclui vídeos de apresentação das obras, leitura de contos infantis e gravações de concertos de música de câmara, também disponíveis no site e no canal do museu no YouTube. Um tour virtual mostra o interior da Pinacoteca com fotos em alta resolução. Acesse o link.

4 – Galeria Uffizi
Hypervisions é um projeto de visita virtual criado pela Galeria Uffizi em Florença, com um tour 360º pelos corredores do museu e suas obras-primas (entre as quais se destaca a maior coleção do mundo de obras de Botticelli e Rafael Sanzio). O tour virtual oferece diversos roteiros temáticos e permite passar de uma sala a outra admirando as obras com imagens em alta definição e fichas técnicas. Entre os passeios possíveis, estão as Fábricas de Histórias, alguns roteiros de áudio que contam a história de cerca de doze obras-primas do museu de um ponto de vista inusitado; “Seguindo os Passos de Trajano”, que oferece uma viagem por preciosas relíquias da época de Trajano, imperador romano. Você pode checar também “Botticelli Spring Marathon”, uma exposição virtual sobre o nascimento do mito de Botticelli nas redes sociais.

5 – Scuderie del Qirinale

Em Roma, a Scuderie del Quirinale reabriu virtualmente as suas portas para dar a possibilidade de visitar online “Raphael 1520-1483”, a imponente exposição dedicada a Rafael Sanzio. Em seu site e canais de mídia social (página no Facebook e canal no YouTube), o museu fala sobre a mostra com o projeto “Raffaello oltre la mostra”: em forma de vídeo-passeios nas salas do museu, os superintendentes da exposição e estudiosos eminentes descrevem as obras (mais de 200 entre pinturas, tapeçarias, desenhos e cartas vindas de todo o mundo) revelando o virtuosismo do grande artista renascentista, incluindo curiosidades sobre sua vida e dos bastidores da exposição.

6 – Catedral de Milão
O Duomo, símbolo de Milão no mundo, espera seus visitantes para um inusitado tour virtual: um vídeo no site oficial por meio de extraordinárias imagens 360º atravessa as longas naves da Catedral até o Altare Maggiore, descendo para a área arqueológica e, em seguida, indo ao topo, às torres, enquanto expõe o maravilhoso patrimônio artístico e histórico da Catedral de Milão. Além disso, todas as segundas-feiras às 15h00, acontecem pequenos tours virtuais do projeto #IlDuomosiracconta (“O Duomo fala sobre si mesmo”) no site e nas redes sociais: entre os temas está o Relógio de Sol, o Tintoretto, as Sacristias, as Torres do Sino, a douração da Madonnina e informações sobre sua bela arquitetura.

7 – Canova Experience

O projeto “Canova Experience” possibilita um tour virtual em 3D pelo Museo della Gipsoteca canoviana e pela casa onde o Canova nasceu em Possagno, na província de Treviso. É possível visitar os interiores da casa do século XVII, hoje transformada em casa-museu, e também as salas da Gipsoteca, que guarda modelos em gesso, esboços e obras em mármore do grande artista. Você pode desfrutar do tour virtual online também com dispositivos de realidade virtual (como Cardboard ou Oculus) baixando um arquivo específico.

8 – Accademia Carrara
A Accademia Carrara possui um rico patrimônio, com diversos tipos de obras. A maior coleção é a de pinturas, cobrindo um período considerável de tempo, desde o Renascimento até o final do século XIX. As esculturas são limitadas em número, porém de grande interesse, principalmente as do período barroco. O Museu também conta com um novo app para uma viagem interativa por roteiros personalizados para quem quer se aproximar das maravilhas do acervo da galeria.

Um app feito sob medida para todos que usa uma linguagem contemporânea, e atinge todos os públicos, desde os mais jovens até os mais experientes.

9 – Duomo Nuovo de Siena: o sonho inacabado

Uma viagem à história de uma obra que nunca foi concluída: a Nova Catedral, uma grande obra que se iniciou em 1339, mas foi abandonada para sempre em 1357.

A peste, a falta de recursos financeiros e o fracasso estrutural ajudaram a pôr fim a um projeto que significava muito mais para os sienenses do que uma mera extensão de sua antiga catedral, pois a Nova Catedral deveria trazer fama e glória para a velha República. A fachada inacabada, os pilares, os capitéis e as bases dos pilares são hoje um fabuloso esqueleto que testemunha um sonho maravilhoso que nunca existiu.

Baixe a Realidade Aumentada da Nova Catedral (Duomo Nuovo AR) para explorar os três corredores que nunca foram construídos e se maravilhar com as abóbadas que teriam coberto a nova Catedral, em um tour virtual pelo o que poderia ter sido a maior igreja de todo o Cristianismo.

 10 – Palazzo Reale, Genova
Palácio Real é uma grande residência patrícia construída, aprimorada e decorada por duas grandes dinastias genovesas: Balbi e Durazzo. O palácio é talvez o maior complexo arquitetônico do século XVII em Gênova que preservou seus interiores intactos, completos com decorações, afrescos e estuques, bem como pinturas, esculturas e móveis. As abóbadas dos salões e galerias são pintadas com afrescos de alguns dos nomes mais importantes da decoração barroca e rococó.

 11 – Casa de Augusto, Roma

Localizada no Monte Palatino, trata-se do resultado da união de várias casas da era republicana que Otaviano Augusto comprou e reuniu em uma. É um dos exemplos mais requintados e elegantes das pinturas que decoravam os quartos das casas patrícias. Entre as várias mansões adquiridas pelo imperador Augusto, encontramos também a chamada “Casa di Livia”.

 12 – Banhos de Caracalla, Roma
Eles constituem um dos maiores exemplos de banhos imperiais e são uns dos mais bem preservados. Construídos nas encostas do Aventino, foram inaugurados em 216 por Caracalla. O abastecimento de água dos Banhos era assegurado por um ramal do aqueduto Acqua Marcia, que, passando pela Via Appia, assentava no já existente Arco di Druso, junto à Porta San Sebastiano. A planta do complexo, de formato retangular, era local não só para a prática de esportes e cuidados com o corpo, mas também para estudos e caminhadas. Os Banhos cessaram sua função em 535 durante a Guerra Gótica. Após o abandono, foram saqueados e os preciosos materiais retirados para serem reaproveitados em outras edificações. Veja o tour virtual neste link.

13 – Casa de Rafael Sanzio, Urbino

Um passeio virtual e interativo pela casa do grande artista renascentista. Confira no link.

14 – Museo Archeologico Nazionale, Cagliari
Um passeio virtual pelo Museu Arqueológico. Confira no link.

15 – Museo Nazionale Archeologico di Altamura

Um passeio virtual pelo Museu Arqueológico. Confira o link.

16 – Teatro Carlo Felice

Visite o Teatro Carlo Felice em Gênova. Confira no link.

17 – ETRU – Museu Nacional Etrusco, Roma

O Museu Etrusco Nacional ETRU está alojado em duas magníficas vilas renascentistas, Villa Giulia e Villa Poniatowski, rodeadas por vegetação e com uma abundância de espaços ao ar livre. São templos de cultura, mas também oásis de paz onde os visitantes podem vivenciar o esplendor de um dos períodos mais distintos da história e da arquitetura italiana. Confira no link.

18 – MuNDA-Museu Nacional de Abruzzo, L’Aquila
Uma viagem virtual interativa e envolvente dentro do Complexo de Museus de Abruzzo. Acesse pelo link.

19 – Museu Ducati, Borgo Panigale (Bolonha)

Uma exposição virtual dividida em três grandes categorias. O passado, que mostra a história das motocicletas, com 15 motos que ilustram a evolução ocorrida de 1946 até o presente.

A categoria das corridas, com um desfile das motos de corrida Ducati expostas ao lado de seus troféus e os trajes de corrida dos pilotos.

E a terceira: os grandes acontecimentos, com uma linha do tempo de fatos, pessoas e inovações tecnológicas que representam os marcos da história da empresa desde o seu início em 1926. Veja o link.

20 – Museu da Ferrari, Maranello (Modena)
Uma viagem pela história dos motores Ferrari. Veja o link.

21 – Museu Enzo Ferrari, Modena

O museu Enzo Ferrari, também conhecido pela sigla MEF, é um museu em Modena dedicado à vida e obra de Enzo Ferrari, o fundador da fabricante italiana de carros esportivos que leva seu nome. Faça o tour virtual.

22 – Seis Museus Regionais “Molise Virtual”
Seis museus em Molise: o Museu Paleolítico de Isernia, o Museu Samnite em Campobasso, o Castelo de Cápua em Gambatesa, o Museu da Cidade e Território de Sepino, o Museu Arqueológico de Venafro, o Museu Nacional de Castello Pandone em Venafro. Seis tours virtuais para descobrir a história, arte e tradições desta região entre os Apeninos e o Mar Adriático. Veja o link.

(Visited 125 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!