Com crescimento expressivo de turistas estrangeiros, o Rio de Janeiro consolida sua posição como um dos destinos mais procurados do Brasil
Mais de 164 mil estrangeiros chegaram ao Rio de Janeiro em outubro de 2025, um salto de mais de 26% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A presença mais intensa de visitantes se espalha por pontos tradicionais da capital do estado, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e as praias da Zona Sul, mas também alcança áreas de ecoturismo e regiões históricas da cidade. O estado também conta com diversos atrativos, como as praias da Região dos Lagos e as reminiscências do Brasil Império conservadas em Petrópolis, na área serrana.
O reforço do fluxo internacional contribui para ampliar oportunidades econômicas e fortalecer atividades ligadas ao turismo. À medida que mais visitantes circulam por trilhas, praias, centros culturais, museus e áreas históricas, cresce também a visibilidade de destinos fluminenses, O movimento também é importante para que a visibilidade de outros municípios além da capital se beneficiem do bom momento do setor.
Entre os países que mais enviam turistas ao Brasil estão Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A maior presença de estrangeiros no Rio de Janeiro é, portanto, um sintoma de um fenômeno em nível nacional. Com números em ascensão e uma estrutura já tradicional e estabelecida para receber visitantes, a cidade maravilhosa reafirma seu lugar como destino imperdível para quem deseja explorar as maravilhas da cultura carioca, fluminense e brasileira.
O Rio de Janeiro vive, mais uma vez, um momento aquecido no turismo internacional, com a visita de mais de 1,7 milhão de viajantes do exterior que desembarcaram no estado no ano de 2025. Esse avanço, de quase 50% em relação ao ano anterior, colabora para manter o território fluminense na rota dos viajantes de todo o mundo, que buscam as experiências únicas proporcionadas pela riqueza cultural e beleza natural locais.
