A LATAM anunciou um acordo com a Embraer que vai garantir a compra de até 74 aeronaves E195-E2 de corredor único. Essa encomenda consiste em 24 aeronaves com entrega confirmada e 50 opções de compra. As primeiras 24 aeronaves começarão a ser entregues no segundo semestre de 2026, inicialmente destinadas à LATAM Airlines Brasil, com a possibilidade de incluir outras afiliadas do grupo posteriormente.
Essa ação reforça o compromisso contínuo da LATAM em fortalecer suas operações regionais e internas, alicerçado no crescimento consistente e rentável observado nos últimos quatro anos. A nova frota proporcionará flexibilidade adicional nos centros operacionais da LATAM, permitindo ao grupo atender novos destinos e expandir as opções de viagem para seus clientes. O valor estimado para o pedido sólido das 24 aeronaves é de cerca de US$2,1 bilhões (preço de tabela).
De acordo com a divulgação de resultados do grupo LATAM para o ano de 2024, a empresa possui uma política financeira que abrange métricas de alavancagem e liquidez. Este novo investimento em aeronaves está alinhado com a Política Financeira atual, sem previsões de alterações.
“Nos últimos quatro anos, a LATAM tem focado na ampliação de sua rede aérea interna e regional, estabelecendo a maneira mais abrangente e integrada de viajar na América do Sul. A escolha do grupo LATAM se baseia na excepcional eficiência do Embraer E195-E2 e em sua versatilidade, permitindo que continuemos nossa trajetória de crescimento rentável, aumentando essa conectividade ao abrir novos destinos, proporcionando ainda mais opções aos nossos passageiros, unindo comunidades e também promovendo o desenvolvimento econômico e social”, diz Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.
“Essa colaboração estratégica com a LATAM reflete a necessidade da companhia aérea de selecionar a aeronave mais eficiente e apropriada para complementar sua frota e apoiar seu próximo ciclo de crescimento na América do Sul. O E195-E2 permitirá que as subsidiárias da LATAM conectem mais destinos de forma adequada, garantindo maior conforto aos passageiros. Estamos extremamente satisfeitos que o grupo LATAM tenha feito a escolha certa para avançar na conectividade na região e para o futuro que construiremos juntos”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
O Embraer E195-E2 é equipado com tecnologia avançada, oferecendo um custo competitivo por assento, uma maior eficiência no consumo de combustível e mais conforto para os passageiros através de sua configuração 2-2. Impulsionado por motores Pratt & Whitney GTF, com aerodinâmica melhorada e a mais recente tecnologia fly-by-wire, a aeronave proporciona uma redução de até 30% no consumo de combustível por assento em comparação com os modelos da geração anterior.
Os E195-E2 farão parte da frota do grupo LATAM, que tem, no momento, 362 aviões: 283 aeronaves de fuselagem estreita da Airbus, 3 aviões de fuselagem larga da Airbus sob leasing de curto prazo, 56 aviões de fuselagem larga da Boeing e 20 cargueiros da Boeing. Desde o ano de 2021, o grupo LATAM expandiu sua rede de voos de 129 para 160 rotas para passageiros – um crescimento de 24% – destacando seu compromisso contínuo com o fortalecimento das operações em toda a região.
FONTE: Imprensa LATAM Airlines