Turismo gastronômico do Espírito Santo se consolida com evento internacional de chefs

Turismo gastronômico do Espírito Santo se consolida com evento internacional de chefs

O turismo gastronômico do Espírito Santo tem ganhado cada vez mais evidência nos últimos anos. E a região de montanhas do Estado é um celeiro de bons restaurantes, cafeterias, cervejarias, bistrôs e tantos outros estabelecimentos voltados para a culinária. Seja a culinária com ingredientes locais ou na cozinha internacional, opções não faltam para quem procura um local para comer e beber bem.

E na próxima semana, a região será o centro das atenções para quem é do setor de gastronomia, pois será realizada a Convenção da Federação Italiana de Cozinha (FIC), que reunirá mais de 600 chefs, donos de restaurantes, cozinheiros e estudantes de todos os Estados brasileiros e de outros seis países. A vinda desses profissionais ao solo capixaba promete movimentar hotéis, restaurantes e o agroturismo das montanhas.

O secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, comenta que a Convenção FIC, que será realizada nos próximos dias 24 e 25, em Domingos Martins, fortalece esse setor no Estado. “O turismo gastronômico é o terceiro principal motivador para viagens, atrás apenas de cultura e natureza, segundo a Organização Mundial do Turismo. O Governo do Estado, por meio da Setur, apoia este importante evento, quando receberemos renomados chefs de cozinha da gastronomia italiana, que será uma vitrine dos produtos locais e do nosso agroturismo, em especial. É uma oportunidade para todo o setor”, destaca o secretário.

Entre os nomes já confirmados, estão o jurado do programa Master Chef Brasil, Erick Jacquin, o chef Jimmy Ogro, o chef italiano Rocco Pozzulo, o secretário da FIC Itália, Salvatore Bruno, o também chef e representante da entidade italiana, Gianluca Tomasi, além de diversos outros profissionais do Brasil, Argentina, Itália, Portugal, Espanha, Equador e Chile.

Atualmente, a FIC possui mais de 700 membros espalhados em 25 Estados brasileiros. O local escolhido para o encontro gastronômico é o Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. O diretor geral do China Park, Valdeir Nunes, está entusiasmado com a vinda dos profissionais da gastronomia.

“Para a nossa região, é de suma importância sediar um evento importante como este, que saiu de São Paulo pela primeira vez. Será uma vitrine não só para as montanhas, mas para todo o Estado. Quando o turista procura um destino, ele olha uma boa hotelaria e boa comida. Entre os diversos eventos que sediamos, este com certeza deixará a sua marca. Teremos formadores de opinião e pessoas reconhecidas nacional e internacionalmente circulado em nosso Estado”, enfatizou Valdeir.

O chef Ari Cardoso, que está coordenando o evento no Estado juntamente com os filiados capixabas, disse que serão dois dias de programação intensa e com troca de experiências entre os profissionais. Mesmo sendo um evento voltado aos membros da Federação, será um momento de intercâmbio entre os participantes, de aprimoramento dos conhecimentos, e também servirá para divulgar os produtos genuinamente capixabas que farão parte dos pratos que serão preparados durante a Convenção.

O presidente da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), Arno Wieringa, enfatiza a importância do evento para a divulgação dos produtos locais, como o mel gourmet, queijos, socol, cafés especiais, geleias, azeite de abacate, entre outros produtos, que estarão em estandes da Convenção e serão usados em pratos elaborados durante o evento.

“Essa é uma consolidação da região como destino gastronômico. É uma oportunidade de mercado para fortalecer as nossas agroindústrias locais. Chefs renomados de todo o país estarão na região e divulgarão em seus Estados o que vão ver e provar aqui nas montanhas. Durante as aulas-shows, serão usados produtos típicos da região e será uma oportunidade para o nosso agroturismo”, afirmou.

O evento é realizado pela FIC Brasil, com patrocínio da Peterfrut, Fecomércio/ES, Selita, Hotel Fazenda China Park, Colina Alimentos, Bem Brasil Alimentos, Nutriz, Vila Germânia, Queijos Criolo, FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais, Barilla, Millar, Prática, FrofClean, SystemVac, Calafate, Uaine, Real Gelato e Cacau, 3 Corações, Água Pedra Azul, Cervejaria Altezza, Sicoob, Duda Travel e Empório 85, com apoio do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entre outras empresas.

Como fazer parte da FIC

Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

CONVENÇÃO FIC 2022

Quando: 24 e 25 de outubro

Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES

Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)

Como se filiar: ficbrasile.com.br ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Imagem: Divulgação/Chef Ari Cardoso

Deixe um comentário Cancelar resposta

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!