Descubra 15 trilhas para observar a Mata Atlântica preservada do Litoral Norte de São Paulo

Descubra 15 trilhas para observar a Mata Atlântica preservada do Litoral Norte de São Paulo

Os apaixonados por ecoturismo encontram diversos atrativos para entrar em contato com a natureza nas cinco cidades que integram o Circuito Litoral Norte de São Paulo.

Afinal, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, abrigam boa parte da Mata Atlântica preservada do Estado, e contam com belezas naturais que vão desde praias paradisíacas a cachoeiras, rios, grutas e muito mais. E as trilhas surgem como uma das melhores formas dos aventureiros explorarem o que a Região Turística tem de melhor.

“O Litoral Norte possui trilhas ecológicas incríveis para todos os públicos. Ótimas opções para os amantes de aventura e para quem quer viver experiências de interação e conexão direta com a natureza. As trilhas são atividades turísticas sustentáveis e atrativos que podem ser visitados nas quatro estações. Com isso, além de serem importantes para a preservação do nosso maior patrimônio, que é o patrimônio ambiental, contribuem para a quebra da sazonalidade, o que gera desenvolvimento econômico e empregos para a população”, ressalta o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus.

Confira a seguir 15 trilhas indicadas pelo consórcio turístico na região:

Trilha d’Água – Bertioga

Localizada no bairro Mangue Seco, a Trilha d’Água permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata paludosa, de encosta e ombrófila densa e ainda possui atrativos culturais, como a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxanduva.

Trilha do Poção – Caraguatatuba

A Trilha do Poção, com quatro quilômetros, percorre rios e corredeiras, além de oferecer a oportunidade de o visitante desfrutar da paisagem ou banhar-se na cachoeira Pedra Redonda no final do percurso. Após a travessia de riachos em contato direto com a água, o visitante cruzará o Rio Santo Antônio por uma ponte suspensa em cabos de aço. O trajeto é percorrido somente com apoio de monitores e proporciona o avistamento de animais como cutias, esquilos, tamanduás, tucanos, saíras e surucuás, além de árvores como jequitibás, figueiras-brancas e canelas.

Trilhado Pico do Baepi – Ilhabela

Imagem por Aurélio Rufo

Localizado no Parque Estadual de Ilhabela, o famoso pico com 1048 metros de altitude é ideal para a prática de montanhismo. Em uma área rica em Mata Atlântica e algumas espécies da fauna desta região, a trilha de 7,4 quilômetros oferece a oportunidade de contemplação da natureza ao redor, além de avistar pontos como a Serra do Mar, o Canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes.

Trilha Ribeirão de Itu – São Sebastião

O complexo Ribeirão de Itu, situado em Boiçucanga, no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar, é formado por três cachoeiras. Com nível moderado, o percurso segue entre rio e mata, levando até as quedas da Hidromassagem (900 metros), da Pedra Lisa (um quilômetro) e Samambaiaçu (1,2 quilômetro). Durante a trilha, além de mergulhar nas águas cristalinas das cachoeiras, é possível observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica, encontrando espécies de flora como figueira, bicuíba e a própria samambaiaçu – árvore que dá nome à queda d’água e, em tupi, significa samambaia gigante.

Trilha das 7 Praias – Ubatuba

Na parte sul da cidade, a trilha das 7 praias é um dos roteiros mais procurados da região. Com 10 quilômetros de percurso, liga as Praia da Lagoinha e da Fortaleza, passando pelas faixas de areia do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, do Deserto e do Cedro do Sul. Com duração de cerca de seis horas, a trilha tem nível de dificuldade médio.

Trilha do Jequitibá – Caraguatatuba

Realizando um percurso circular em meio à Floresta Ombrófila Densa, essa trilha situada no Parque Estadual da Serra do mar permite ao visitante descobrir belíssimas paisagens e as mais diversas espécies da flora e da fauna da Mata Atlântica. No meio da caminhada de cerca de um quilômetro e nível fácil, o turista pode aproveitar para se refrescar na piscina natural do Rio Santo Antônio.

Trilha da Praia do Bonete – Ilhabela

Com 12 quilômetros de extensão, a trilha que leva até a praia do Bonete tem subidas e descidas que exigem um bom condicionamento físico. Porém, tanto o caminho, quanto o destino final, garantem uma experiência rica em biodiversidade e contato com a natureza. O roteiro passa por pontos como as cachoeiras de Laje, Areado e Saquinho e pelo Mirante do Saquinho.

Trilha da Praia Brava – São Sebastião

A trilha da Praia Brava fica parte ao sul do Guaecá, em um mirante as margens da rodovia Rio-Santos na altura do Km 141. Esse atrativo leva até a uma faixa de areia deserta com areias claras e mar pouco agitado e tem média intensidade. O passeio até lá dura cerca de meia hora.

Trilha do Pico do Corcovado – Ubatuba

Imagem por Guilherme Nigro/ Setur

A trilha que leva até o pico a 1.168 metros de altura passa por dentro da mata de altitude ou nebular em ótimo estado de conservação. Considerado um dos pontos mais altos da Serra do Mar no Litoral Norte de São Paulo, o Pico do Corcovado pode ser acessado após um percurso de oito quilômetros, quando o visitante chega à divisa dos Núcleos Santa Virgínia e Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. De lá é possível avistar não só a costa de Ubatuba, como também parte de Caraguatatuba, Ponta da Trindade em Paraty e Vale do Paraíba.

Trilha da Torre 47 – Bertioga

Localizada perto do centro da cidade, essa trilha de 5 quilômetros passa pela histórica Ponte da Banana e adentra em uma densa vegetação de Mata Atlântica e restinga. Com um trajeto de cerca de quatro horas, ida e volta, passa por um linhão de energia até a torre de transmissão 47, chegando até a cachoeira que leva o mesmo nome da trilha. O lugar é ideal para rapel, trekking, observação de aves e banho de rio.

Trilha das ruínas da antiga hidrelétrica – Ilhabela

No Parque Municipal das Cachoeiras, em Ilhabela, há uma trilha de acesso à ruina da antiga usina hidrelétrica da cidade. A construção conserva alguns maquinários antigos e, no caminho, também é possível encontrar algumas peças que pertenciam ao espaço desativado. O roteiro tem nível difícil em mata fechada e inclui parada na cachoeira da Água Branca.

Trilha dos Mirantes – São Sebastião

Imagem por Divulgação/ MaresiasTur

Entre as praias de Maresias e Paúba, há uma trilha de dois quilômetros que proporciona diversos visuais panorâmicos do lugar. Na paisagem, mar, faixas de areia, costões rochosos e muito verde. Curta e com fácil acesso, a Trilha dos Mirantes é um passeio ideal para quem busca contato com a natureza, mas sem muito esforço onde se pode conferir ambas as praias de cima.

Trilha Histórica do Corisco – Ubatuba

Utilizado pelos moradores da região norte de Ubatuba para chegar até Paraty antes da construção da rodovia Rio-Santos, o Caminho Histórico do Corisco percorre o Parque Estadual Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina. A trilha possibilita o contato direto com a natureza preservada, passando por mais de 20 cursos d’água, muitos deles afluentes diretos do Rio Fazenda, e abriga rica biodiversidade carregada de espécies endêmicas e belas.

Trilha do Guaratuba – Bertioga

A Trilha do Guaratuba, a mais visitada do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), é cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. Nesse roteiro, é possível encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, além de animais nativos, cores e formas. É ótima também para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo, corridas e muito mais.

Trilha dos Tropeiros – Caraguatatuba

Utilizada no século 19 como caminho entre o litoral e o planalto, a trilha percorre uma vala esculpida no solo pelo uso, onde se encontram vestígios dos antigos muros e chãos de pedra. Seu principal atrativo é a própria trilha em meio à densa vegetação da Serra do Mar. Ali também há um mirante, de onde é possível contemplar a orla de Caraguatatuba, e outras Unidades de Conservação. Além disso, o percurso também conta com uma piscina natural para banho.

Para conhecer mais trilhas e experiências do Litoral Norte de São Paulo, acesse: circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Para conhecer hospedagens e quem leva para fazer os passeios em segurança, visite: circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Imagem destacada: Rogerio Cassimiro/ MTur

(Visited 20 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com