Sete cidades atingem nota A no Mapa do Turismo Brasileiro

Entre os municípios com a maior nota está Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo.

Sete municípios atingiram conceito A na nova categorização do Mapa do Turismo Brasileiro. A nota mais alta do Ministério do Turismo foi dada para os municípios de Ilhabela (SP), Jericoacoara (CE), Pipa (RN), Pirenópolis (GO), Petrópolis (RJ), Tiradentes (MG) e Camanducaia (MG).

No caso de Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo, os fatores determinantes para o município atingir a categoria A foram o aumento do fluxo turístico (doméstico e internacional), o crescimento do setor de hospedagem. As pousadas em Ilhabela estão entre as melhores do litoral Norte de São Paulo.

Pesaram ainda para Ilhabela ganhar a nota A, os empregos gerados, além dos investimentos na qualificação dos profissionais que atendem os viajantes. Com mais de 40 praias para serem exploradas pelo visitante, algumas desertas e outras com total infraestrutura, Ilhabela é um dos destinos mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros.

O centro histórico de Ilhabela (conhecido como “vila”), que reúne restaurantes e sorveterias. e lojas que vendem artesanatos, é o ponto de encontra dos turistas e moradores. É na vila que o turista encontra hostel Ilhabela e lojinhas que vendem artesanato produzido pela comunidade.

Ilhabela fica distante 210 km da capital paulista, e a 440 km da cidade do Rio de Janeiro. Está próxima das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba (no Litoral Norte de SP), e Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande (no Rio de Janeiro).