Confira a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes

A programação da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 108 filmes – sendo 34 longas, dois médias,  e 72 curtas-metragens, oriundos de 13 estados do país

A Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece de 20 a 28 de janeiro terá 108 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e 10 oficinas com oferta de 240 vagas. A cidade mineira também vai sedar o 20º Seminário do Cinema Brasileiro que inclui debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com a Crítica, o diretor e o público.

A cidade histórica de Tiradentes recebe a instalação de três espaços de exibição: Cine-Tenda, Cine-Teatro e Cine-Praça e abre a programação, no dia 20, às 21h, no Cine-Tenda prestando homenagens às atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal, duas das mais importantes intérpretes e criadoras do audiovisual brasileiro nos últimos anos, que receberão o Troféu Barroco. Na sequência, será exibido o documentário Divinas Divas, estreia de Leandra Leal na direção.

tiradentes15-b7

A temática central da Mostra em 2017 é “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”. A proposta, desenvolvida pelo curador Cleber Eduardo, é colocar em debate um cinema que reage a seu espaço e a seu tempo histórico. O mote foi a efervescência social e política ao longo de 2016, no intuito de estimular uma reflexão sobre as maneiras como o cinema e a arte se movem neste contexto. “A discussão a se propor é que a reação aos recentes acontecimentos políticos ou sociais, através do cinema, só terá força se o cinema

A programação da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes exibirá 108 filmes – sendo 34 longas, dois médias,  e 72 curtas-metragens, oriundos de 13 Estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Paraná, Maranhão, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul.

Além dos filmes e encontros, a Mostra Tiradentes promove temporada intensa de ações culturais, entre elas 10 oficinas com 240 vagas (como direção e atuação, noções de montagem e edição, trilha sonora e realização em curta digital), exposições, lançamentos de livros, cortejos, teatro de rua, performances audiovisuais e intervenções artísticas, para públicos diversos e de todas as idades.

A temática “Cinema em reação, Cinema em reinvenção”, proposta para esta edição, também estará refletida no palco do SESC Cine Lounge – espaço interativo instalado no Complexo de Tendas que promove o encontro de todas as artes com o cinema. O espaço ganha uma programação que vai privilegiar o trabalho autoral e independente a partir de uma proposta
O tradicional “Cortejo das Artes”, que acontece no dia 21, sábado, às 16h30, com saída da Igreja do Rosário, irá percorrer as ruas de Tiradentes com inúmeras atrações ligadas à cultura popular e tradicional, desde congados e folias de reis, passando por blocos carnavalescos e envolvendo palhaçaria, teatro de rua, bonecos, entre outros.

Destaque para os blocos “Samba do Queixinho” e “Corte Devassa”; para os bonecos do Mestre Quati; para a Guarda de Congo N. Sra do Rosário; para a Associação Casa do Tesouro (grupo de dança afro); e para a Banda Ramalho. Nos dias 23 e 28, a animação fica por conta dos grupos de teatro de rua “Cia Circunstância” e “Maria Cutia”.

Uma novidade desta edição é a participação da artista “Criola”, conhecida por seu trabalho engajado em favor do empodeiramento da mulher negra brasileira, possui grafites pelas ruas de diversas cidades no mundo, revelando formas e cores que remontam à ancestralidade da cultura africana. Dentro do “Projeto Parede”, que o Sesc leva à programação de Tiradentes este ano, Criola irá realizar um “work in process” aberto à apreciação do público durante os dias do festival, ao lado do Sesc Cine Lounge. Toda programação é gratuita ao público.

 Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

FAÇA AQUI SUA COTAÇÃO E GARANTA ECONOMIA NA COMPRA DAS PASSAGENS DE AVIÃO PARA TIRADENTES E OUTROS DESTINOS

(Visited 85 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com

Ação não permitida!